Prime Seafood vai construir fábrica de processamento de atum e lagosta
Indústria

Prime Seafood vai construir fábrica de processamento de atum e lagosta

São esperados 340 empregos diretos e 2.000 indiretos, com a ambição de ser a maior indústria do Nordeste desta atividade

07 de dezembro de 2021

A Prime Seafood, empresa nacional que atua na exportação de produtos de frutos do mar, pretende construir uma fábrica para processamento de atum e lagosta em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. 
 
Na semana passada, a empresa contou à Seafood Brasil sobre a parceria com a Sea Delight e o International Pole and Line Foundation (IPNLF) para o lançamento do FIP Atum albacora-lage no Brasil. 
 
A fábrica em Areia Branca terá cerca de 45 mil metros de área e será na beira do rio Apodi. A estimativa é que o empreendimento consiga processar 7.500 toneladas de pescado anualmente, com foco nas exportações, principalmente visando a reabertura do mercado Europeu. São esperados 340 empregos diretos e 2.000 indiretos, com a ambição de ser a maior indústria do Nordeste desta atividade.
 
"Capital do Atum no Rio Grande do Norte"
 
Em 2020, a cidade de Areia Branca foi reconhecida como a "Capital do Atum no Rio Grande do Norte". O município é o maior produtor estadual do pescado, responsável por 70% da atividade. Também é atualmente o maior exportador deste pescado no Rio Grande do Norte e o segundo maior do Nordeste.
 
A pesca do atum é muito importante para a economia da região. Tanto que o município foi escolhido no mês passado para sediar o Seminário Agronordeste – Fortalecimento da Pesca no Rio Grande do Norte que debateu ações de pesca no Estado. O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, com apoio da prefeitura de Areia Branca.
 
Com foco na promoção e articulação de todo o segmento de pesca ao mercado exportador aliado às práticas de segurança alimentar, sanitária e navegação, o evento contou com a presença de diversas entidades representativas de pescadores e lideranças governamentais, entre elas o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Jr. e o superintendente do Mapa/RN, Roberto Papa.
 
Na ocasião, como informou o portal do município, a prefeita Iraneide Rebouças havia dito que pretendia implantar no região a indústria do beneficiamento do atum.  Segundo a prefeita, o local tem escala, produção e fluxo comercial. “Ajudem-nos a viabilizar esse empreendimento. Isso é importante para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Afinal, estamos tratando de um produto de interesse internacional crescente e de alto valor agregado”, destacou.
 
Créditos: Pixabay
 
 

, Areia Branca Jorge Seif Jr, atum, Capital do Atum no Rio Grande do Norte, exportação, lagosta, peixe, Prime Seafood, processamento de pescado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3