Variações dos preços de produtos de pescado em duas redes de varejo
Comercialização

Variações dos preços de produtos de pescado em duas redes de varejo

A JubartData fez um extenso levantamento dos principais produtos de pescado comercializados no e-commerce

Abraão Oliveira - 12 de janeiro de 2024

Dando continuidade ao tema dos índices de preços ao consumidor, a JubartData fez um extenso levantamento dos principais produtos de pescado comercializados no e-commerce das duas maiores redes do varejo nacional: Carrefour e Grupo Pão de Açúcar.
 
Diferentemente do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (PCA) realizado pelo IBGE e divulgado ontem por esta revista, que como o próprio nome já diz: é AMPLO, em nosso levantamento estamos avaliando a variação do preço de PRODUTOS de pescado no e-commerce. 
 
Fazemos referência aqui ao fato de que, por exemplo, o Salmão Inteiro Fresco 4kg é considerado um produto diferente do Salmão Inteiro Fresco 4,5kg, ou um Filé de Tilápia Copacol 400g que é diferente de um 800g. São produtos distintos.
 
No IPCA, a avaliação é feita por espécie, onde certamente todos os produtos estão misturados. Aqui, fazemos referência a produtos específicos. Ao final desse artigo, aí sim, utilizamos o Salmão Inteiro de forma mais ampla, independentemente do seu peso de venda. 
 
Metodologia
 
Com um banco de dados de mais de 15 meses de coletas diárias de preços, contamos com mais de 164 mil preços coletados de mais de 2000 produtos catalogados, entre carnes, frangos, suínos, pescado, e outras categorias. Em nosso caso, selecionamos a categoria pescado. 
 
Depois, reduzimos a análise a dois períodos diferentes: dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Criamos duas tabelas com a MEDIANA dos preços diários de todos os produtos para cada um dos períodos, separando, também, de qual rede o produto faz parte.
 
Utilizamos a mediana por representar, dentre a lista de todos os preços ofertados do produto, o valor que está no meio dessa lista. Não utilizamos a média porque não temos a informação de volume de venda. 
 
Queremos ter acesso ao valor de maior frequência e, em geral, aparece no meio da lista. Esse é um ponto passível de crítica e que pode facilmente ser alterado em nossos códigos de análise, mas vamos esperar as críticas para alterar a metodologia. 
 
Depois de encontradas as medianas, fazemos os cálculos básis de variações percentuais entre os dois períodos e ordenamos os valores em ordem crescente por produto. 
 
Fizemos esse cálculo para mais de 150 produtos de pescado ao longo do ano. Se você quiser ter acesso à tabela com todos esses produtos e suas variações no ano, clique aqui. Aqui vamos apresentar os 4 produtos com maiores e menores variações.
 
Produtos com maiores reduções de preços
 
Os produtos que tiveram as maiores REDUÇÕES DE PREÇOS, quando comparamos os dois períodos foram: 
 

Tabela 1. Produtos com maiores reduções de preços no ano

Ao lado, segue o gráfico com a evolução dos preços de cada um dos produtos coletados ao longo do ano. 

Registro Diário de Preços - Menores Inflações

 

 

Produtos com maiores inflações
 
Já os produtos que tiveram maiores AUMENTOS DE PREÇOS, foram:
 

Tabela 2. Produtos com maiores aumentos de preços no ano

 

Segue abaixo gráfico com o registro diário dos produtos com as maiores taxas de aumento de preços. O Bacalhau Desfiado Congelado Brasmar 450g foi ofertado pelo Carrefour no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, só retornando a ser ofertado a partir de outubro de 2023. Os demais itens foram ofertados ao longo do ano passado.
 
Registro Diário de Preços - Maiores Inflações
 
 
O Filé de Tilápia Congelado Copacol 800g ofertado pelo Carrefour foi o produto que teve a maior variação ao longo do ano, seguido pelo Salmão Fatiado QUALITÁ 100g oferecido pelo Grupo Pão de Açúcar, embora este já tenha tido preços maiores, durante os meses de abril a julho de 2023. Ao longo do segundo semestre o produto apresentou redução significativa de preços, voltando a subir no último mês do ano. 
 
Salmão Inteiro
De forma a demonstrar como ainda podemos nos aprofundar no detalhamento das informações por produto, resolvemos analisar os preços praticados pelo Salmão Inteiro Fresco em todos os seus pesos de apresentação, assim ampliando o número de produtos dentro da categoria.
 
Podemos observar a flutuação do preço do Salmão Inteiro, considerando agora não mais o preço de apresentação do produto, mas o seu preço convertido para kg. Logo, percebe-se uma queda significativa dos preços a partir de julho de 2023 e uma retomada de preços, de forma mais rápida pelo Carrefour, a partir do mês de outubro, mas ainda com preços abaixo dos R$ 50,00/kg.
 
O Grupo Pão de Açúcar teve uma variação de preço ao longo do ano maior que o Carrefour. Embora os dois fechem o ano com o valor de preço mediana semelhante, na casa dos R$ 60,00/kg.
 
O Pão de Açúcar abriu o ano de 2023 com preços acima dos praticados pelo Carrefour e permanece assim até a metade do ano. Embora o Carrefour tenha feito uma maior oscilação nos preços durante a Quaresma. 
 
 
 
É interessante observar que ocorrem variações significativas de preços dos produtos dentro de uma mesma espécie e dentre produtos similares. As oscilações de preços são expressivas e alguns comportamentos já nos são mais claramente percebidos como, por exemplo, as ofertas regulares do Grupo Pão de Açúcar às terças-feiras. 
 
Existem, ainda, os casos de produtos que fazem parte de ações de vendas mais agressivas, tanto das redes do varejo como do próprio fornecedor, mas esses exemplos iremos apresentar nos próximos artigos.
 
Bom 2024 a todos. 
 

Créditos: Canva

carrefour, Grupo Pão de Açúcar. IPCA, JubarData, peixes, pescado, preços, salmão, tilápia

Sobre Abraão Oliveira
 
  • Engenheiro de pesca com mestrado em agronegócio e especialização em fluxos comerciais de pescado. É fundador da consultoria ProjePesca e cofundador da JubartData, que possui diversas empresas internacionais em seu portfólio. Atua como consultor de inteligência de negócios para empresas de pesca.
 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3