PPM 2024: produção de ostras, vieiras e mexilhões cresce 21,7% em 2024
Aquicultura

PPM 2024: produção de ostras, vieiras e mexilhões cresce 21,7% em 2024

Santa Catarina lidera a malacocultura nacional, respondendo por 91% do total produzido no País

26 de setembro de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A malacocultura brasileira registrou um aumento de 21,7% em 2024, alcançando 9,56 mil toneladas.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, responsável por divulgar os dados, o crescimento representa uma recuperação significativa já que, no ano anterior, a produção havia sido impactada por fortes chuvas que prejudicaram as atividades do setor. Em termos financeiros, o segmento movimentou R$ 119 milhões, alta de 37% em relação a 2023, refletindo a retomada e o fortalecimento da cadeia produtiva - veja outras notícias do estudo clicando aqui, aqui e aqui


Santa Catarina impulsiona retomada da produção

De acordo com a PPM 2024, a Região Sul segue como principal polo da malacocultura no Brasil, sendo responsável por 92,9% da produção nacional. Esse resultado é fortemente influenciado por Santa Catarina, que responde sozinha por 91% do total produzido no País.

Ainda em 2024, o Estado registrou crescimento de 21%, reflexo da normalização das atividades após os eventos climáticos adversos de 2023. Como maior produtor consolidado, o desempenho catarinense tem impacto direto nos números nacionais.


Municípios catarinenses concentram 88,1% da produção

Os principais municípios produtores também estão localizados em Santa Catarina: Florianópolis, Palhoça, Bombinhas, Penha, São José e Governador Celso Ramos formam o grupo líder, respondendo juntos por 88,1% de toda a produção brasileira.
 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Seafood Brasil

23024, malacocultura, mexilhões, ostras, Pesquisa da Pecuária Municipal, PPM, santa catarina, vieiras

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3