PPM 2024: Sul e Sudeste impulsionam produção de peixes em 10,3%
Aquicultura

PPM 2024: Sul e Sudeste impulsionam produção de peixes em 10,3%

Paraná segue como líder entre os Estados. Entre os municípios, Morada Nova de Minas (MG) e Nova Aurora (PR) seguem na liderança da produção

23 de setembro de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, a produção nacional de peixes registrou um crescimento de 10,3% em 2024, alcançando 724,9 mil toneladas. O desempenho resultou em um valor de produção de R$ 7,7 bilhões, representando um avanço de 15,8% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela pesquisa.

Segundo o estudo, esse aumento foi impulsionado principalmente pelas Regiões Sul e Sudeste, que são, respectivamente, a primeira e a segunda maiores produtoras do País. O Sul apresentou um crescimento de 12,4%, equivalente a 28,1 mil toneladas a mais, e mantém a liderança desde 2016, respondendo atualmente por 35,2% da produção nacional. Já o Sudeste, com alta de 19,9% (acréscimo de 23,2 mil toneladas), assumiu a vice-liderança, antes ocupada pelo Nordeste, que agora aparece em terceiro lugar, com 17,5%.

Na sequência, vem a Região Norte, responsável por 16,5% da produção, enquanto o Centro-Oeste, com 11,5%, foi a única região a registrar queda no período analisado.


Paraná atinge recorde histórico e reforça liderança

No cenário estadual, o Paraná, que se destaca pela produção de tilápia (leia mais clicando aqui) segue como líder absoluto desde 2016. Em 2024, o Estado registrou o maior aumento quantitativo da série histórica, com crescimento de 14,0%, alcançando 27,0% do total nacional.

São Paulo manteve a segunda posição, com 9,7% da produção brasileira, impulsionado por um aumento de 9,5 mil toneladas. Em terceiro lugar, Minas Gerais apresentou o segundo maior crescimento absoluto do País, somando 13,2 mil toneladas adicionais e assumindo a posição que antes era de Rondônia, agora quarto colocado, com 8,2%.


Municípios de destaque concentram 13,7% da produção nacional

No ranking municipal, o PPM 2024 constatou que Morada Nova de Minas (MG) segue como o maior produtor de peixes do Brasil, registrando mais uma alta na produção. Nova Aurora (PR), que já ocupou a primeira posição, também apresentou crescimento. Juntas, as duas cidades representam 7,4% da produção nacional.

Na sequência, aparecem Jatobá (PE), Palotina (PR) e Assis Chateaubriand (PR). Somados, os 5 municípios respondem por 13,7% da piscicultura brasileira, reforçando a concentração produtiva em polos estratégicos para o setor.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Seafood Brasil

2024, IBGE, Morada Nova de Minas, Nova Aurora, Paraná, pescado, Pesquisa da Pecuária Municipal, piscicultura, PPM, produção nacional, sudeste, sul

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3