Levantamento evidencia que food service segue em recuperação
Food Service

Levantamento evidencia que food service segue em recuperação

Melhora gradual do setor também é vista nos indicadores do Grupo DIEFS, formado por 13 distribuidores independente

27 de março de 2023

O food service foi duramente atingido pela pandemia da Covid-19 no Brasil, mas os recentes números mostram que o setor está no caminho da recuperação. Um levantamento realizado pela ACOM Sistemas, via sistema ERP EVEREST, expôs um cenário de melhora que o mercado vem percebendo nos últimos meses. 
 
Começando pelo segundo trimestre de 2020, quando a pandemia estava em processo de consolidação, houve uma redução de 68% no volume de comandas processadas, se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, quando o setor estava em alta.
 
Em relação ao volume de vendas dentro do mesmo recorte temporal, a redução é de 86%, algo inimaginável para muitos empresários do setor. Tanto que muitos deles fecharam suas portas no decorrer dos meses subsequentes. De acordo com a análise da ACOM, 2020 fechou com uma redução de 35% no total das vendas em relação ao ano de 2019.    
 
Já em 2021, segundo ano da pandemia, o setor começou a ensaiar um retorno, e apresentou um crescimento gradual no decorrer dos trimestres. Pode-se dizer que isso foi possível graças a uma reinvenção e à construção de estratégias comerciais por parte dos empresários que mantiveram suas operações em pleno funcionamento. 
 
O resultado foi um fechamento com um crescimento no volume de comandas 42% maior em comparação a 2020 e 5% maior que em 2019. Ou seja, os resultados obtidos já se mostravam melhores que o período pré-pandemia. O volume de vendas seguiu o mesmo caminho, com um resultado financeiro 87% maior em relação a 2020 e 22% maior que em 2019.  
 
"Se houve um setor que passou por enormes transformações nos últimos anos e aprendeu com as adversidades foi o food service. A pandemia despertou uma crise econômica que impactou diretamente o poder de compra dos consumidores, o seu modelo de consumo e a capacidade de os estabelecimentos garantirem custos saudáveis dentro de suas operações. Quem entendeu essa nova realidade e buscou formas alternativas de garantir as vendas foi recompensado com bons resultados”, opina Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas. 
 
Entrando em 2022, temos um cenário mais favorável com a consolidação das vacinas contra a Covid-19 e as práticas de prevenção muito mais internalizadas por consumidores e estabelecimentos. O movimento de retorno mostrou-se ainda mais forte que no ano anterior, representados pelos números obtidos na conclusão do ano. 
 
Em relação às comandas processadas, o levantamento da ACOM apontou um crescimento 6% superior a 2021 e 12% maior que em 2019, ano pré-pandemia. No volume de vendas, 2022 supera o ano anterior em 49% e 2019 em 82%. 
 
Levantamento
 
O ERP EVEREST, sistema desenvolvido pela ACOM, extraiu os valores de dois importantes indicadores de desempenho: o volume de comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e 2022. A amostra contemplou empresas como restaurantes, bares, casas noturnas e distribuidoras, foco de atendimento do EVEREST food service.  
 
DIEFS em alta
 
A melhora gradual do setor também é vista nos indicadores do Grupo DIEFS, que apresentou salto de 18% em fevereiro de 2023 ante fevereiro de 2022. O Grupo é formado por 13 distribuidores independentes com uma cobertura de aproximadamente 85% em todo o Brasil.  Mas, quando comparado ao desempenho de janeiro de 2023, o Grupo teve uma queda de 8% no segundo mês do ano.
 
Créditos: Canva

 
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