Governo lança Plano Brasil Soberano para enfrentar tarifaço dos EUA
Pacote prevê R$ 30 bi em crédito; Abipesca pede priorização do setor de pescado e celeridade na implementação
14 de agosto de 2025
O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (13/8), o Plano Brasil Soberano, Medida Provisória (MP) criada para reduzir os impactos econômicos da elevação unilateral das tarifas de importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que chegam a 50%. Em resumo, o pacote reúne medidas divididas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial e multilateralismo – clique aqui e veja mais.
Segundo o Governo Federal, o objetivo é preservar empregos, proteger exportadores nacionais, estimular investimentos em setores estratégicos e manter o ritmo de crescimento econômico do País. Para isso, serão destinados R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) a linhas de crédito com taxas, conforme o governo, mais acessíveis. Ainda de acordo com o governo, a ideia é que o plano amplie o financiamento às exportações, prorrogue a suspensão de tributos para empresas exportadoras e eleve o percentual de restituição de tributos via Reintegra.
"Essa política de crédito foi pensada para ajudar, sobretudo, as pequenas empresas, como o pessoal que exporta tilápia, fruta, mel e outras coisas. A ideia é que ninguém fique desamparado por conta da taxação do presidente Trump", declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista para a TV Brasil.
Entre as ações previstas, ainda estão a facilitação da compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos, medida que, segundo o governo, deve beneficiar tanto produtores quanto consumidores. Por fim, o governo afirma que o Plano Brasil Soberano não é apenas uma resposta imediata ao chamado tarifaço, mas também parte de uma estratégia de longo prazo para fortalecer o sistema nacional de financiamento e seguro às exportações.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Abipesca, Brasil, Eduardo Lobo, exportação, Governo Federal, pescado, Plano Brasil Soberano, Tarifaço


.jpg)




