FDA anuncia revisão em programas de segurança alimentar
Indústria

FDA anuncia revisão em programas de segurança alimentar

Nova estrutura incluiria centro focado em nutrição e um escritório responsável pela coordenação com as autoridades estaduais e locais

08 de fevereiro de 2023

O órgão de vigilância sanitária norte-americana (Food and Drug Administration - FDA) anunciou uma grande revisão de seus programas de segurança alimentar. O comissário da FDA, Robert Califf , propôs novas estruturas para o Programa de Alimentos Humanos, dizendo que será liderado por um único diretor que supervisionará a segurança alimentar, a política e algumas obrigações regulatórias, e se reportará ao chefe da agência. As mudanças reformariam os programas de alimentação humana e o Escritório de Assuntos Regulatórios da FDA, que lida com inspeções, testes de laboratório, importação e operações investigativas.
 
“As estruturas propostas para ambos os grupos terão prioridades claras focadas em proteger e promover um suprimento de alimentos nutritivos e seguros nos Estados Unidos que se adapte mais rapidamente a um ambiente em constante mudança e evolução”, disse Califf em um comunicado divulgado pela CNN.
 
A nova estrutura incluiria um novo centro focado em nutrição e um escritório responsável pela coordenação com as autoridades estaduais e locais, para “garantir maior colaboração e apoio às atividades de inspeção em nível estadual”. As mudanças também criariam um Comitê Consultivo de Alimentos Humanos composto por especialistas externos em segurança alimentar, nutrição e tecnologia.
 
“Ao olhar para o horizonte de 10 anos, vejo ameaças de mudanças climáticas, interrupção da cadeia de suprimentos e conflitos internacionais. Todos esses fatores ameaçam nossa capacidade de fornecer aos americanos alimentos seguros, abundantes e nutritivos”, disse Califf em entrevista coletiva, acrescentando que as mudanças propostas no programa podem mudar isso.
O novo plano também “elevará a importância da nutrição, dado o declínio da expectativa de vida nos EUA devido em grande parte a doenças crônicas com base na nutrição”, disse ele.
 
O anúncio segue meses de exames do tratamento da agência de uma longa escassez de fórmula infantil nos EUA e críticas de que era muito lento para lidar com outras questões de nutrição e segurança alimentar. No ano passado, Califf encomendou uma revisão interna da manipulação da regulamentação de fórmulas infantis pela FDA e uma revisão externa da Fundação Reagan-Udall de seu Programa de Alimentos Humanos.
 
Os detalhes da reestruturação proposta ainda estão em desenvolvimento e que mais detalhes serão fornecidos no final de fevereiro.
 
Créditos: Canva

alimentação humana, exportação, FDA, pescado, vigilância

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3