C.Vale amplia abate de tilápias e conquista selos internacionais
Indústria

C.Vale amplia abate de tilápias e conquista selos internacionais

Com capacidade de 190 mil peixes/dia e previsão de 240 mil, C.Vale obtém certificações BAP, Sedex e Halal, mirando expansão global

13 de junho de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A C.Vale anunciou uma marca importante que confirma a ampliação de tilápias que a empresa vem tendo ao longo dos anos. Inaugurado em 2017, o abatedouro de peixes da empresa contava com capacidade de processamento de 75 mil tilápias por dia. No entanto, atualmente, a planta já abate 190 mil peixes diariamente, com o objetivo ainda de encerrar o ano com 240 mil unidades por dia.

“Esse crescimento não apenas assegura maior volume de produção, mas também reforça o compromisso da cooperativa com padrões internacionais de qualidade”, ressalta Jair De Sordi, gerente do frigorífico da C.Vale.

Nos últimos meses, em resumo, a central industrial recebeu três certificações de grande relevância para o mercado externo. A recertificação Best Aquaculture Practices (BAP) confirma a aplicação de rigorosos controles internacionais de boas práticas em aquicultura - exigência para exportações aos Estados Unidos, pois aumenta a segurança e rastreabilidade dos produtos. Em paralelo, a auditoria SMETA, do Sedex, reconheceu o engajamento da C.Vale com práticas sociais e ambientais sustentáveis — requisito cada vez mais exigido por grandes redes varejistas americanas. Por fim, a certificação Halal, obtida em março deste ano, atesta ainda que todos os processos produtivos estão adequados aos preceitos religiosos muçulmanos, abrindo caminho para que a tilápia da cooperativa chegue ao Oriente Médio.


Números e estrutura

No último ano, o abatedouro registrou 47,06 milhões de quilos de pescado processado. Desses, 64% foram destinados ao mercado interno — com Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina como principais consumidores — e o restante exportado, especialmente para os EUA. A planta, que conta com 10 mil m², opera com quatro linhas de produtos: filés, postas, petiscos e peixe inteiro (descamado e eviscerado).

O trabalho dos 234 piscicultores integrados à cooperativa resultou ainda, no período, a entrega de 48 milhões de tilápias. Além disso, a produção de alevinos alcançou 74,2 milhões e a de juvenis (até 30 g) chegou a 50,8 milhões de unidades — totalizado em 828 hectares de lâmina d’água, distribuídos em 1.110 tanques escavados.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Seafood Brasil

abate, BAP, C. Vale, certificações, Halal, Sedex, SMETA, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3