Coopersul inaugura frigorífico de tilápia no Noroeste do Paraná
Indústria

Coopersul inaugura frigorífico de tilápia no Noroeste do Paraná

Unidade tem capacidade para processar 15 toneladas de peixe por dia, contribuindo assim com o avanço na produção regional de tilápia

03 de setembro de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou, na última quarta-feira (27), em Cruzeiro do Sul (PR), sua nova Unidade de Beneficiamento de Pescado. Em resumo, a estrutura tem capacidade de abate de 15 mil quilos de peixe por dia, fortalecendo a produção regional de tilápia.

O empreendimento contou com R$ 600 mil em recursos não reembolsáveis do governo estadual, por meio do Programa Coopera Paraná, além de um financiamento de R$ 7,5 milhões via Pronaf, obtido junto ao Banco do Brasil.

Segundo o presidente da cooperativa, Leandro Aparecido Espiniano, a inauguração representa a concretização de um projeto planejado há mais de quatro anos. “O ponto-chave é que, ao final da obra, recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que nos permite comercializar em todo o território nacional”, destacou.


Produção e mercado

A criação de tilápias é realizada em tanques-rede no Rio Paranapanema, envolvendo 123 cooperados diretamente beneficiados. No entanto, a Coopersul também mantém parceria com a prefeitura de Santa Inês (PR), que fomenta a atividade na Usina Hidrelétrica de Taquaruçu. Além disso, a cooperativa oferece assistência técnica aos produtores.

Inicialmente, a produção será focada em filés de tilápia, com parte da produção destinada a postas. Em resumo, o mercado institucional seguirá como principal destino, porém a cooperativa busca ampliar sua presença em pequenos e médios supermercados no norte e noroeste do Paraná, além do oeste de São Paulo. Todos os produtos são comercializados com o selo de Agricultura Familiar.

“O investimento da Coopersul em piscicultura fortalece a economia regional, oferecendo aos pescadores locais um espaço para industrializar seus produtos, gerar empregos e aumentar a renda das famílias”, afirmou José Jorge Oliveira Neto, chefe do Núcleo Regional de Paranavaí.


História da cooperativa

A Coopersul tem origem na Associação dos Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul, criada no início da década de 1990 com apoio do padre Roberto Kuriyama. Na época, recursos vindos do Japão possibilitaram a compra de uma área de 2,42 hectares para construção da sede, centro de treinamento e outras instalações.

Porém, após um período de baixa atividade, a associação foi reestruturada em 2015, dando origem à Coopersul. Desde então, a cooperativa tem expandido sua atuação no mercado institucional, com 150 cooperados atuando na produção de ovos, hortifrúti e pescado. Em 2017, realizou as primeiras vendas de tilápia para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Até então, o processamento do pescado era terceirizado, o que elevava os custos. No entanto, a inauguração do frigorífico próprio resolve essa questão e deve trazer ganhos de competitividade.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Divulgação Coopersul

Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná, Coopersul, Indústria, Paraná, processamento, Produção, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3