A relação de preços entre a picanha, o bacalhau, a tilápia e o frango
Comercialização

A relação de preços entre a picanha, o bacalhau, a tilápia e o frango

Um estudo comparativo da JubartData traz o histórico de preços de produtos de diversas proteínas

Abraão Oliveira - 18 de janeiro de 2024

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Dentre os paineis apresentados pela JubartData na última edição da Seafood Show Latin America, criamos um estudo comparativo com o histórico de preços de produtos de diversas proteínas com o intuito de avaliar o grau de correlação entre eles. 
 
Para a mensuração dos dados comparativos, antes é preciso compreender a base de cálculo utilizada: o coeficiente de Pearson, também chamado de “coeficiente de correlação produto-momento”,  “ρ de Pearson” ou "r de Pearson".
 
Em nosso estudo, o coeficiente de Pearson mede a relação entre a variação de preços de dois produtos em relação aos seus preços médios ao longo do tempo. Ele é representado em uma escala de valor que vai de -1 a 1, onde o número positivo indica uma correlação positiva, ou seja, onde os preços dos dois produtos se acompanham, quando um sobe o outro também sobe, já o número negativo representa uma relação inversamente proporcional. 

Figura 1: Modelo matemático da correlação de Pearson

 

Figura 2. Gráfico de pontos demonstrando a distribuição espacial do pontos de acordo com o grau de correlação

 

Com os preços de mais de 1.800 produtos diferentes, fizemos uma seleção dos 5 itens mais frequentes de cada categoria. As categorias referem-se as espécies de pescado e outras duas proteínas de origem animal: carne bovina e frango. Os dados foram coletados entre 11 de setembro a 19 de dezembro de 2023. 
 

Figura 3 - Amostragem dos 61.834 preços coletados no intervalo de 83 dias

 
 
A partir da análise do número de registros dos preços de cada produto por categoria, conseguimos identificar quais produtos têm a maior frequência de ocorrência, dos quais escolhemos os 5 produtos mais visualizados de cada categoria para a realização da amostragem de correlação. Para acessar a lista desses produtos, qual rede varejista ele pertence e o número de ocorrências no período, clique aqui.
 

Figura 4 - Amostragem dos 3.932 preços coletados dos 5 produtos mais frequentes de cada categoria

 
A tabulação da combinação dos dados de preços de cada um dos 30 itens com os demais permitiu a construção de uma tabela de correlação de Pearson com 436 interações entre os produtos. Para acessar a tabela com todas as correlações encontradas, clique aqui.
 
Com a tabela em mãos, fizemos alguns exercícios de correlação para uma melhor visualização das relações no varejo. Tivemos, o tempo todo, o cuidado de observar de qual rede de varejo o produto tinha origem, em alguns momentos, comparamos produtos entre redes, em outros, comparamos o comportamento de preços dentro de uma mesma loja. 
 
No exemplo abaixo, fazemos duas experiências simultaneamente. Uma comparando os preços de Salmão e Tilápia no Carrefour e outra experiência comparando Picanha Bovina com Bacalhau do Porto, ambos no Grupo Pão de Acúcar. No gráfico abaixo, é apresentado os valores de correlação de Pearson para os referidos produtos. 
 

Figura 5: Matriz de correlação entre 4 produtos selecionados

 
Conforme pode ser observado na matriz com os produtos da Rede Carrefour, o Lombo de Salmão Resfriado Carrefour Aprox. 250g tem correlação positiva no valor de 0,70269 com o Filé de Tilápia in Natura Congelado 400g. Isso indica que os produtos tendem a ter seus preços, possivelmente, inter-influenciados de forma positiva, ou seja, quando o preço de um produto sobe o do outro também sobe. 
 
O gráfico abaixo apresenta os dados coletados diariamente. É facil perceber, como estratégia de venda, que há uma simetria nas variações dos preços dos produtos ao longo dos dias.
 

Figura 6: Evolução dos preços dos itens selecionados da Rede Carrefour

 
No gráfico abaixo podemos perceber a linha de tendência positiva que indica a correlação entre os preços, onde quando um sobe, o outro tende a subir, exceto em três dias de promoção de tilápia: 01, 10 e 14 de novembro de 2023. 
 

Figura 7 - Grau de dispersão entre produtos com linha de tendência

 
Voltando à figura 3 da matriz, pode-se observar uma correlação negativa no valor de -0,591656 entre a Picanha Bovina À Vácuo Resfriada 1,7kg e o Bacalhau do Porto Desfiado 500g, ambos ofertados pelo Grupo Pão de Açucar. Estes são dois produtos de alto valor e que, de certa forma, competem no momento da escolha pelo consumidor. No gráfico abaixo, é possível observar a evolução dos preços dos dois produtos ao longo do tempo. 
 

Figura 8: Evolução dos preços dos itens selecionados do Grupo Pão de Açucar

 

Figura 9 - Grau de dispersão entre produtos com linha de tendência

 
A linha de tendência indica uma inclinação para baixo, que representa uma correlação negativa, ou seja, quando um produto sobe seu preço, o outro sobe também. 
 
Leia mais análises em https://jubart.com.br/author/abraao/
 
Créditos: Canva
 
 

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Sobre Abraão Oliveira
 
  • Engenheiro de pesca com mestrado em agronegócio e especialização em fluxos comerciais de pescado. É fundador da consultoria ProjePesca e cofundador da JubartData, que possui diversas empresas internacionais em seu portfólio. Atua como consultor de inteligência de negócios para empresas de pesca.
 
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