A atuação da Embrapa Pesca e Aquicultura em busca do tambaqui ideal
Aquicultura

A atuação da Embrapa Pesca e Aquicultura em busca do tambaqui ideal

Com ciência, tecnologia e parcerias estratégicas, entidade está no caminho para uma piscicultura mais moderna, entre as espécies nativas

11 de julho de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


À medida que o setor avança rumo à profissionalização, a genética deixa de ser coadjuvante na piscicultura brasileira e cresce a percepção de que a competitividade das espécies nativas também passa, necessariamente, pelo melhoramento genético. Nesse movimento, a Embrapa Pesca e Aquicultura tem desempenhado um papel importante com a busca pelo desenvolvimento de linhagens superiores de tambaqui (Colossoma macropomum), o peixe nativo mais produzido no Brasil.

“A genética é um dos pilares fundamentais da produção vegetal e animal. No entanto, a maior parte do tambaqui produzido na aquicultura ainda não passou por um processo efetivo de melhoramento genético”, alerta a pesquisadora da Embrapa, Luciana Shiotsuki. Segundo ela, isso representa uma lacuna, mas também uma oportunidade estratégica para empresas que apostam em genética. “Sem produtos geneticamente melhorados, a cadeia produtiva do tambaqui atualmente enfrenta dificuldades para se tornar competitiva na indústria do pescado”, reforça.

A Embrapa lidera um projeto que busca mudar esse cenário: o “Inovação Genômica na Aquicultura: Estratégias de Seleção para Potencializar a Produção Sustentável do Tambaqui”, iniciativa vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT Peixes). Coordenado pelo professor Marcelo de Bello Cioffi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o projeto reúne uma rede robusta com 30 universidades e institutos nacionais e 22 instituições internacionais.


Estrutura da pesquisa e resultados esperados

Na unidade da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), o foco está na criação das progênies e nos testes de desempenho. Lá, os dados coletados incluem peso, comprimento total, altura e outras variáveis fenotípicas de interesse. “A implementação de um programa estruturado de melhoramento genético para o tambaqui não apenas fortalecerá a cadeia produtiva dessa espécie nativa, mas também permitirá a padronização da produção e a seleção de indivíduos com melhor desempenho zootécnico, resultando em um ciclo produtivo mais eficiente, com maior taxa de crescimento, menor mortalidade e menor incidência de deformidades”, explica a pesquisadora Luciana Shiotsuki.

Além disso, a caracterização genética da espécie impulsionará o desenvolvimento de pacotes tecnológicos integrados, incluindo rações mais eficientes e adaptadas ao metabolismo do tambaqui, protocolos sanitários e estratégias reprodutivas otimizadas.

O pesquisador Diogo Teruo Hashimoto complementa que o impacto esperado vai além do ganho técnico. “O principal impacto deste projeto é melhorar a cadeia produtiva do tambaqui, viabilizando a disponibilização de material genético de alto desempenho zootécnico para a indústria de peixes nativos. Isso será alcançado por meio de um programa acelerado de genômica, que impulsionará significativamente o melhoramento genético da espécie”, afirma.

Segundo Hashimoto, a pesquisa busca identificar indivíduos com melhor desempenho produtivo, utilizando ferramentas genômicas de baixo custo, especialmente voltadas para crescimento acelerado e resistência a fatores ambientais adversos.


Este texto é a última parte da matéria de "Capa" da Seafood Brasil #58. Para ler esta e outras matérias desta edição na íntegraclique aqui.
  Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Acripar
Crédito foto texto 01: Jefferson Christofoletti

Crédito foto texto 02: Darlin Dayan Echeverri Céspedes

58, Capa, Embrapa Pesca e Aquicultura, genética, Luciana Shiotsuki, seafood brasil, tambaqui

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3