Fim da política de Covid Zero na China preocupa executivos
Indústria

Fim da política de Covid Zero na China preocupa executivos

Indústria de pescado local espera melhorias em 2023, mas alta de internações é desafio

09 de janeiro de 2023

Depois de enfrentarem queda da demanda doméstica por conta das restrições relacionadas à Covid-19, os empresários chineses do setor agora lutam para manter a recuperação do setor em meio à explosão de internações e mortes decorrentes da doença após o fim da política de Covid Zero - o país adotou rígidas restrições para conter a disseminação do novo coronavírus durante três anos e agora os suspendeu.
 
Lin Xiaowen, executivo da Hainan Eternal Spring Fisheries Co., disse à newsletter da trading Ocean Treasure que os negócios pioraram desde o terceiro trimestre do ano. "O primeiro e o segundo trimestre foram bons para toda a indústria. Filetagem, matéria-prima para ração, aquicultores e exportadores. Mas as vendas caíram uma tonelada quando o terceiro trimestre começou", apontou.
 
Normalmente, o quarto trimestre é o pico do ano na China. Este ano, porém, as vendas foram baixas. Alguns importadores disseram  à empresa que, devido ao alto preço, ainda têm estoques altos. Um produtor de tilápia em Hainan disse que as vendas caíram 20% devido à "fraca demanda mundial, especialmente no mercado dos EUA".
 
Lin disse que o momento positivo de 2022 representou um forte aumento na demanda no mercado doméstico de e-commerce. "Embora o mercado externo continue sendo nosso maior mercado, o mercado interno está melhorando. Ano após ano, vemos o crescimento disso", disse Lin. “Tradicionalmente, vendemos por atacadistas, usamos intermediários. Também temos clientes como supermercados e redes de restaurantes, mas neste ano tivemos um aumento significativo em nossas vendas por e-commerce."
 
Previsão de retomada para 2023
Lin prevê um ano melhor em 2023 com base no aumento da atividade de entretenimento e viagens na China, o que levará ao aumento da demanda. Vários bancos de investimento, incluindo o Goldman Sachs, acham que a retomada da economia chinesa se dará no início do segundo trimestre de 2023 após o afrouxamento da política restritiva de Covid Zero.
 
O executivo também espera uma recuperação da demanda nos EUA para 2023, em função da queda nos estoques de tilápia relatada por seus clientes. Mas se a demanda pode ou não ser atendida depende da manutenção da capacidade atual dos níveis de estoque após o impacto do segundo semestre de 2022.
 
"Os aquicultores estão perdendo dinheiro", disse Lin. "O custo da ração aumentou todos os meses no último trimestre, mas o preço do peixe caiu devido à fraca demanda. O custo do peixe de 500 g atualmente é de US$ 0,58”.
 
Pablo Resnik, chefe de negócios da trading internacional Roda International, disse que o medo de perder dinheiro reduziu o apetite ao risco dos importadores chineses de pescado enquanto eles lutavam durante a pandemia de Covid.
 
No caso da própria Ocean Treasure, a perspectiva é explorar produtos de alta qualidade a preços competitivos. A empresa pretende participar de feiras, como a Seafood Expo Global, em Barcelona e faz suspense sobre 2023, embora se diga otimista. "Planejamos fazer um grande anúncio que permanecerá um mistério por enquanto".

China, covid zero, exportar à China, Hainan Eternal Spring Fisheries, importar da China, Ocean Treasure, peixe da China, pescado na China, Roda International

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3