Tendências, estratégias e visões de futuro durante a Convenção ABRAS
Varejo

Tendências, estratégias e visões de futuro durante a Convenção ABRAS

Evento contou com a participação dos principais empresários do setor supermercadista

23 de setembro de 2022

A “Nova Economia” foi o tema central da Convenção Abras 2022, que aconteceu nesta semana em Campinas (SP). O evento contou com a participação dos principais empresários do setor supermercadista que abordaram tendências, estratégias e visões de futuro.
 
A Convenção foi realizada pela Associação Brasileira de Supermercados e reuniu cerca de 1200 supermercadistas, 27 associações estaduais, além de representantes de diversos poderes e órgãos internacionais.
 
O discurso de abertura foi realizado pelo presidente da Abras, João Galassi, que ressaltou a potência da entidade, sua representatividade e missão frente às conquistas do setor e  também a importância do agronegócio e da cadeia nacional de abastecimento, como pontua a Superhiper.
 
Galassi ainda apresentou as grandes vitórias para a ABRAS, como com a Lei 14.442/2022, que estabelece a proibição do deságio ou rebate, que é o desconto concedido pelas empresas de benefícios às companhias que adquirem os vouchers e a portabilidade, que permitirá ao usuário optar pela gestora do seu cartão de benefício.
 
Encontro dos presidenciáveis
 
Às vésperas das eleições, a ABRAS convidou os presidenciáveis para falar dos seus projetos e das ações voltadas ao varejo. Em sua participação direto de Nova York após discursar na ONU, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse aos presentes que se reeleito, vai recriar Ministério do Comércio, Indústria e Serviços com ministro indicado pelos supermercadistas. “A indicação do responsável por este Ministério tem que vir de vocês”, falou. 
 
“O sistema político brasileiro apodreceu e eu quero fazer diferente”. Essas foram palavras do presidenciável Ciro Gomes. Sobre as demandas do setor, ele garantiu que tornaria isenta de impostos toda a cesta básica. As exceções seriam produtos de luxo como queijo suíço e salmão, além disso manteria a tributação do filé mignon.
 
Estudo sobre os aspectos ESG
 
Durante a Convenção foi apresentada a Pesquisa de Diagnóstico ESG ABRAS/KPMG, juntamente com o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro. O objetivo deste estudo foi produzir em conjunto uma publicação que ajude o setor supermercadista brasileiro a lidar de forma estruturada e profissional com o tema da gestão dos aspectos ambientais, sociais e de governança, assim como ética e transparência, levando em conta todos os aspectos ESG.
 
O guia produzido pela ABRAS tem como base a maior pesquisa do segmento já desenvolvida com lojistas supermercadistas do País.
 
As possibilidades do bom futuro para o varejo
 
“Os millenials que têm entre 25 a 40 anos querem ver um futuro diferente, holístico e não rico”, afirmação é de Gerd Leonhard, CEO The Futures Agency GmbH que fez a última palestra do primeiro dia da Convenção.
 
O executivo apresentou o tema “Entendendo e criando o bom futuro: os próximos dez anos”. “Não fique pensando que a tecnologia vai salvar você. Você vai ser uma comodities. O que a gente precisa é chegar ao futuro antes dos nossos clientes”, destacou o Leonhard. Para ele, o futuro não é uma sucessão do presente, todas as grandes inovações não foram feitas por pessoas que trabalhavam naquele setor.
 
Mais conveniência, personalização e propósito
 
O especialista Aaron Cheris, da partner of Bain and Company São Francisco, afirmou em sua palestra que os supermercadistas precisam otimizar custos e aumentar a receita no formato online, investir em mídia e propaganda.
 
“O consumidor de hoje espera um nível muito maior de conveniência, personalização e propósito, o que acaba por tornar mais cara a operação do negócio do e-commerce”, comentou Cheris.
 
“Toda essa pressão reduziu as margens dos supermercados. O consumidor quer acesso conveniente, rastreabilidade, toque humano e gamificação. Tudo isso torna mais cara a operação dos negócios”, alertou o palestrante internacional.
 
Frente a esse contexto, os negócios se tornam mais difíceis e os players estão se refazendo. Os dois anos de isolamento foram importantes para o segmento. Segundo o especialista, a velocidade de evolução do e-commerce nos Estados Unidos teve um gap de 5 anos. “Na maioria dos países, os clientes estão dispostos a pagar mais, principalmente no last mille.” 
 
Cliente do Futuro
 
De acordo com o diretor de produtos da Pricefy, startup de tecnologia para o varejo, Alex Terra, o cliente do futuro busca um ambiente de compras dinâmico e personalizado. “Temos que estar preparados para lidar com a experiência do consumidor, independente de onde ele iniciar o processo, sendo da loja física para on-line ou da on-line para física”, analisou.
 
Semana Internacional Abras
 
No último dia, Thais Anselmo, vice-presidente de Serviços, anunciou o da Semana Internacional Abras. O evento promete oferecer a oportunidade conhecer grandes players globais e como gerenciam seus negócios. A semana compreende visitar cidades como Amsterdam, Holanda e Barcelona, na Espanha, entre os dias 23 e 27 de maio.
 
As visitas guiadas terão imersão prévia no Brasil, ensinamentos práticos na Feira de MP mais importante do mundo na Holanda e por último, os empresários farão visitas técnicas ao Mercadona, Lidl e Aldi,  na Espanha.   
 
Já o Instituto de Estudos Superiores de la Empresa (IESE), escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha também fazem parte do roteiro dos supermercadistas.
 
Créditos: Divulgação
 

 
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