Tendências do Food Service para 2024
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Tendências do Food Service para 2024

Apelo à sustentabilidade , cuidado com o planeta e uso de fornecedores locais são algumas das tendências que moldarão o cenário neste ano

07 de fevereiro de 2024

Apelo à sustentabilidade e cuidado com o planeta, uso de fornecedores locais e artesanais e produtos com foco em sabor e indulgência são algumas das tendências que moldarão o cenário do Food Service em 2024. 
 
Os dados são da pesquisa “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, realizada pela Galunion, consultoria especializada em alimentação, entre 23 de outubro a 14 de novembro de 2023. O estudo contou com respostas de 437 marcas que atuam no setor em todo o Brasil, somando 13.443 unidades e 312.441 clientes b2b atendidos.
 
Nathália Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing, destaca a abordagem inovadora do estudo ao analisar as tendências nas quais diferentes negócios estão apostando nos próximos 12 meses.
 
O estudo com operadores foi divido por atuação com redes, independentes ou outros negócios do ecossistema de foodservice (catering, indústria, fornecedores, distribuidores, entre outros).
 
Para entender melhor o perfil dos entrevistados, o modelo de serviço adotado pelos operadores, que somam 81% dos respondentes da pesquisa, são 25% restaurantes de serviço completo, 24% restaurante de serviço rápido, 21% padarias, 19% restaurantes de autosserviço e 5% bares e botequins.
 
Dessa forma, há alguns destaques por segmentação. Para os operadores, por exemplo, uso de fornecedores locais e artesanais, produtos mais econômicos e ofertas para atrair consumidores se destacaram tanto nos independentes como nas redes.
 
Mas nos top 3 dos independentes, vemos também produtos com apelo à sustentabilidade e cuidado com o planeta, enquanto o top 3 das redes é composto por lançar produtos por tempo limitado e produtos com foco em frescor.
 
Já para os outros negócios entrevistados, podemos destacar o lançamento de produtos ou promoções com marcas conhecidas (co-branding), uso de produtos de fornecedores locais e artesanais, produtos com foco em sabor e indulgência, produtos com apelo
para saúde física e mental, bem como o lançamento de produtos por tempo limitado.
 
Créditos: Canva
 

 
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