SIMPOP começa amanhã (16/7) no Paraná e reforça papel da piscicultura
Aquicultura

SIMPOP começa amanhã (16/7) no Paraná e reforça papel da piscicultura

A programação desta edição reflete as principais demandas da tilapicultura brasileira

15 de julho de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!

Com o propósito de fortalecer os elos da cadeia produtiva da piscicultura, o Simpósio de Piscicultura do Oeste do Paraná (SIMPOP) chega à sua 4ª edição nos dias 16 e 17 de julho, no Clube Yara, em Toledo (PR). O evento deve reunir produtores, empresas, técnicos, cooperativas e instituições de pesquisa em dois dias de imersão técnica e oportunidades de networking.

De acordo com Nilton Ishikawa, organizador do evento e sócio proprietário da Aqua in - Aqua Insumos, o SIMPOP nasceu da necessidade de “aproximar os principais atores da cadeia produtiva da piscicultura em um ambiente simples, acolhedor e propício ao diálogo”. 
 
Segundo ele, o encontro tem como premissa a valorização da troca de experiências, o debate construtivo e, sobretudo, o compartilhamento de informações de forma aberta e democrática, beneficiando todos os envolvidos no setor. “Acreditamos que é por meio dessa troca direta e acessível que conseguimos desenvolver a piscicultura de maneira mais profissional, justa e eficiente, promovendo avanços reais tanto na produção quanto na gestão dos sistemas aquícolas”.
 
A programação desta edição reflete as principais demandas da tilapicultura brasileira, com 12 temas voltados às tecnologias aplicadas à produção — incluindo nutrição, sanidade, genética, biotecnologia, gestão e automação. “Ao tratarmos desses assuntos de forma integrada, buscamos alinhar estratégias que promovam eficiência em escala, segurança na produção e, consequentemente, uma atuação mais eficaz”, explica.
 
Entre os destaques do primeiro dia estão as palestras sobre biorremediação, nutrição, atualização epidemiológica da lactococose e mais. O segundo dia traz uma agenda voltada a temas como vacinação em viveiros escavados, uso de biotecnologia, gestão da produção e outros.
 
A dinâmica do evento inclui ainda debates com especialistas logo após cada painel, o que, segundo o organizador, “permite diferentes pontos de vista”. 
 
A estrutura do SIMPOP também foi pensada para ampliar o alcance e a participação ativa dos produtores. “Teremos uma área exclusiva de networking, onde 52 empresas estarão presentes com seus estandes”, antecipa Ishikawa.
 
 A edição ainda inova com a criação de um espaço kids, pensado para facilitar a presença das famílias. A proposta é garantir “mais tranquilidade e segurança para que pais e mães possam aproveitar ao máximo todas as oportunidades”.
 
O objetivo ainda é repetir o sucesso de inscritos na última edição, que foi de 420. A expectativa é superar significativamente esse número, com maior adesão de produtores, técnicos, acadêmicos, cooperativas e representantes de empresas do setor”, finaliza Ishikawa.
 
Saiba mais sobre o SIMPOP aqui.
 
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!

Créditos da imagem: Divulgação

 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3