Produção total acumulada de farinha de peixe tem queda em 2022
Dados do relatório da IFFO indicam que produção total acumulada de óleo de peixe saltou 12% nos primeiros dois meses do ano
21 de abril de 2022
A produção total acumulada de farinha de peixe nos países considerados no relatório da Organização de Ingredientes Marinhos (IFFO, em inglês) caiu 11% no primeiro bimestre de 2022, em comparação aos mesmos meses do ano anterior. Já no mesmo período, a produção total acumulada de óleo de peixe foi superior em 12%.
“Isso se deve principalmente a menos capturas no centro-norte do Peru no primeiro trimestre de 2022, enquanto as maiores capturas na Islândia aumentaram a produção de óleo de peixe ”, explica o Enrico Bachis, diretor de Pesquisa de Mercado da IFFO.
A amostra de países, baseada na filiação da IFFO, cobre aproximadamente 50% da produção mundial e indica as tendências globais.
Em termos de farinha de peixe, os países do Norte da Europa, EUA e Índia são os únicos indicados no relatório que aumentaram a sua produção acumulada durante os primeiros 2 meses deste ano.
Da mesma forma, em termos de óleo de peixe, os países do norte da Europa, EUA e Espanha conseguiram relatar uma produção acumulada superior em 2022 em relação ao mesmo período de 2021.
Na China
Na China, em meio a graves interrupções devido a Covid-19, a produção doméstica de farinha de peixe e óleo de peixe permaneceram moderadas.
Em maio, a nova suspensão de pesca foi imposta em todo o litoral chinês. Só em setembro a frota pesqueira poderá voltar à pesca selvagem.
Este ano, a produção de farinha de peixe e óleo de peixe a partir de subprodutos pode aumentar à medida que as refeições prontas estão se tornando mais populares no País.
Em termos de comércio internacional , as importações de farinha de peixe da China em janeiro e fevereiro de 2022 diminuíram ano a ano, com Peru, Rússia e Vietnã sendo os três principais fornecedores. A taxa de saídas de farinha de peixe dos portos está começando a acelerar. Foi menor no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Entre as razões para essa queda estão as compras antecipadas de fábricas de ração no final de 2021, medidas logísticas e sanitárias de prevenção contra a Covid-19 nos portos.
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