Potiporã projeta salto de produção de até 50% em 2022
Indústria

Potiporã projeta salto de produção de até 50% em 2022

No final de 2021, a empresa do grupo Samaria foi certificada com Great Place to Work (GPTW)

18 de março de 2022

Após finalizar 2021 com aumento de 25% nas vendas em relação ao ano retrasado e comemorar a conquista da certificação Great Place to Work (GPTW), a Potiporã, maior indústria de camarão do Brasil, projeta aumento na produção de 2022 em torno de 30% a 50%, além do aumento de produto de maior valor agregado, como o camarão eviscerado. 
 
“Com meses recorde de venda, em julho e outubro [de 2021], [foram] quase 500 toneladas de produto acabado, equivalente a quase 1000 toneladas de camarão inteiro”, conta Christianny Maia, que está à frente da indústria. 
 
Apesar da sazonalidade do começo do ano, as boas vendas no fim do ano passado e as novas tendências garantem projeções otimistas para 2022. “O camarão acompanha essa sazonalidade, com maiores vendas no Verão, Semana Santa e nos últimos meses do ano. Destaco o aumento da venda do camarão eviscerado, mais do que dobrou a nossa venda desse tipo de camarão, ou seja, há uma crescente procura”, pontua Maia.
 
Para ela, essa tendência de alta da procura pelo camarão eviscerado deverá permanecer, sobretudo com o fim da pandemia.
 
Marca do grupo cearense Samaria, a Potiporã tem uma unidade certificada de beneficiamento que conta com cerca de 500 colaboradores, que trabalham no processamento de 1 mil toneladas de camarão por mês.
 
O grupo Samaria mantém também Unidades de Pós-Larvas, no Rio Grande do Norte, e aproximadamente 2 mil hectares de espelhos d’água de viveiros de camarão em fazendas no Ceará e no Rio Grande do Norte.
 
Já o parque industrial, na cidade de Pendências (RN) viabiliza processos, como descabeçamento, classificação, descasque, cozimento, congelamento e embalamento dos camarões em diferentes tamanhos e que atendem clientes do varejo, do food service e distribuidores de todas as regiões do Brasil.
 
Great Place to Work (GPTW)
 
No final de 2021, a Potiporã foi certificada com Great Place to Work (GPTW). “O GPTW é uma certificação que nos enche de orgulho porque valoriza quem faz toda a diferença no dia a dia da empresa: as pessoas. Além disso, celebra a pluralidade de nosso time, formado em sua maioria por mulheres como eu, inclusive, nos cargos de liderança, e chancela, a partir dos critérios utilizados para a certificação, valores como respeito, orgulho e confiança de quem trabalha com a gente”, afirma a diretora.
 
O selo GPTW certifica as melhores empresas para se trabalhar após uma criteriosa e complexa pesquisa foi feita junto aos funcionários da indústria (unidade certificada), pela certificadora. “Vários quesitos são avaliados e ao final obtemos a pontuação para a certificação. Aliás a pontuação mínima é 70% de respostas positivas e obtivemos 85%”, fala Maia.
 
“Estamos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Isso é muito importante para nós, que temos um trabalho focado no bem estar do colaborador e na sua valorização, este selo é a comprovação do reconhecimento desse trabalho”, completa a diretora.
 
Além da GPTW, a Potiporã ainda tem a certificação ISO 9001/2015, que mais uma vez foi renovada nas unidades de beneficiamento e laboratório de pós-larvas.
 
Créditos: Divulgação
 
 
 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3