“Novo Pintado” renova produção do Mato Grosso do Sul

“Novo Pintado” renova produção do Mato Grosso do Sul

03 de fevereiro de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: Scheihing Edgardo


Carro chefe da produção e exportação sul-mato-grossense, o pintado apresenta inúmeras dificuldades de manejo. A linhagem tradicional, produzida no Estado, e vulgarmente chamada de “ponto-e-vírgula”, acarreta grandes riscos. Para obter um peixe entre 1,3 Kg a 1,4Kg, por exemplo, o tempo de engorda pode chegar de 12 a 14 meses. Durante esse período, o “ponto e vírgula” pode ainda apresentar diversos problemas, que demandam manejo bastante técnico. Se mostram pouco dócil, revelavam traços de canibalismo e são suscetíveis à doenças. Agora, esse problema parece ter chegado ao fim, com um novo desenvolvimento da raça.


logoDevidos aos gargalos no manejo desse tipo de pintado, a produção não era atrativa para o pequeno e o médio produtor. Um panorama desanimador ao mercado. Mas, buscando solucionar esses entraves da produção do pintado, o Projeto Pacu lançou uma inovação, uma nova linhagem: o Pintado Real.


Segundo o gerente-executivo do Projeto Pacu, Simão Brum, o Pintado Real foi desenvolvido para solucionar os gargalos da produção de pintado no Mato Grosso do Sul. “O pintado de linhagem tradicional era muito demorado para atingir o nível de terminação satisfatório para o frigorifico, e era bastante sensível, qualquer mudança na temperatura ou mesmo alguns dias após o manejo alterava seu comportamento alimentar. Se não fosse realizado um manejo adequado por tamanho, ele ainda apresentava traços de canibalismo, característica prejudicial a produção. Tendo em vista esses entraves nós desenvolvemos uma linhagem de pintado, o Pintado Real, com objetivo de melhorar o desempenho da raça”, explicou Simão em entrevista ao Jornal Agora MS. 

 

Menor tempo, mais resistência e peso


Quem já adotou o “novo pintado” percebe a diferença logo cedo. De acordo com o gerente de produção do frigorifico Mar e Terra, Fábio Santamaria, o pintado Real é um grande avanço para piscicultura. “Com a chegada do Pintado Real estamos assistindo uma revolução na piscicultura, sobretudo na criação de pintado. O Pintado Real salvou o negócio do pintado da extinção. Agora, é economicamente viável produzir pintado”, comentou Fábio.


As vantagens dessa espécie são: docilidade, ele come na superfície, ao contrário do pintado comum; resistência, o pintado real se adapta rapidamente evitando perda de peso, ou mesmo perda de peixe num lote; precocidade, enquanto o pintado comum leva de 12 a 14 meses para atingir o grau de terminação adequado, o Pintado Real alcança 1,7 kg a 1,8 kg, em sete a nove meses, em condições ideais e não apresenta tendência ao canibalismo.


A entrada da nova linhagem de pintado modificou a dinâmica produtiva da espécie no Mato Grosso do Sul e promete aumentar os lucros para os produtores e a ganhar cada vez mais espaço no mercado.


 

espécia, Mato Grosso do Sul, mercado, novidade, pintado, pintado real, produção, tecnologia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019-2026(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3