Nova corporação para formalizar pesca industrial da América Latina
Pesca

Nova corporação para formalizar pesca industrial da América Latina

Nova corporação foi criada a partir da 7ª Reunião da Alpescas

06 de dezembro de 2021

Uma nova corporação foi criada a partir da 7ª Reunião Ordinária da Aliança Latino-americana para a Pesca Sustentável e Segurança Alimentar (Alpescas) para formalizar a nova pesca industrial da América Latina. A oficialização da Aliança permitirá  maiores atribuições de inserções em fóruns internacionais.
 
A Alpescas é uma aliança estratégica entre entidades representativas de países latino-americanos em torno de temáticas relacionadas com a pesca e aquicultura sustentáveis. O encontro deste ano aconteceu entre os dias 02 e 03 de dezembro, em Fortaleza. Na reunião, o Brasil foi representado pelo Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe).
 
“Este é um passo muito importante, os pescadores industriais e aquicultores estão há anos trabalhando com muito esforço em busca da sustentabilidade e segurança alimentar, estamos investimento em tecnologias para uma pesca mais seletiva e com menor efeito ao meio ambiente”, falou Osciel Velasquez, presidente da Alpescas.
 
Conforme ele, as pescarias respeitam medidas de gestão como cotas, defesos e planos de manejo, reduzem emissões e outros tipos de contaminação, inclusive, há a implementação de programas de reciclagem e economia circular em embarcações e indústrias. “Nós sabemos que não fazer essas mudanças seria uma irresponsabilidade e um despropósito para manter essa atividade no futuro. Hoje nós somos uma nova pesca industrial, uma pesca que convive de maneira equilibrada entre desenvolvimento econômico e cuidado com os nossos recursos naturais e seus habitats”, pontuou.
 
“Somos um setor produtivo que respeita a legislação e aplica todas as medidas tecnológicas para ser mais sustentável. Sabemos que todas essas mudanças não são fáceis, mas são possíveis”, completou o presidente da Alpescas.
 
Outro marco importante do encontro foi o ingresso da Fundação Internacional de Pesca do Panamá. Agora a Alpescas conta com 11 países da América Latina, 12 Câmaras e Associações e o Conselho Mexicano de Promoção de Produtos Pesqueiros (Comepesca).
 
Alexandre Espogeiro, presidente do Conepe, destacou o “êxito total” do encontro, que  conseguiu reunir os principais responsáveis da gestão pesqueira: a academia, o setor privado e o governo. “Todas as discussões que mantivemos durante os dias em que estivemos reunidos em Fortaleza agregaram muito a nossa incansável busca pela pesca sustentável. Cada encontro com nossos irmãos e irmãs da Alpescas nos faz mais fortes. Seguimos construindo juntos a Nova Pesca Industrial da América Latina”, falou.
 
 Entre os temas discutidos durante os dois dias de reunião ainda estavam a Economia Azul, gerenciamento espacial costeiro, o setor privado na geração de conhecimentos e subsídios à gestão pesqueira, a aquicultura como fonte de pescado,  a gestão pesqueira no Brasil e na América Latina, a pesca ilegal, a indústria pesqueira de atuns, a economia circular e as áreas marinhas protegidas. 
 
Créditos: Conepe
 

Alexandre Espogeiro, Alpescas, aquicultura sustentável, Conepe, Economia Azul, Osciel Velasquez, pesca ilegal, pesca sustentável

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3