IFC Brasil reúne setor do pescado a partir da semana que vem no Paraná
Em sua 7ª edição, evento será realizado entre 02 e 04 de setembro em Foz do Iguaçu (PR) para trazer conteúdo, tecnologia e networking
28 de agosto de 2025
Considerado um dos principais eventos do setor de aquicultura e pescado do Brasil, o International Fish Congress & Fish Expo (IFC Brasil) chega a sua sétima edição na próxima semana no Maestra Grand Convention Center Recanto das Cataratas Thermas&Resort, em Foz do Iguaçu (PR).
Entre os dias 02 e 04 de setembro, o evento, que também é tido como um dos principais fóruns de encontro da América Latina, vai reunir especialistas e autoridades para apresentar tendências, soluções e oportunidades no mercado nacional e internacional, tudo representado por debates, workshops e palestras com cooperativas, empresas, pesquisadores e autoridades do setor.
Além da programação técnica e científica, o evento ainda conta com a Fish Expo, feira de negócios que reúne as principais empresas, tecnologias e soluções para o seto.
Para Altemir Gregolin, presidente do evento e ex-ministro da Pesca e Aquicultura, o encontro é uma oportunidade única para integração e desenvolvimento do setor. “O IFC Brasil é um espaço de construção coletiva, onde reunimos diferentes elos da cadeia para buscar soluções, estimular a inovação e ampliar a competitividade da pesca e aquicultura brasileiras.”
A 7ª edição do IFC Brasil é correalizada pela Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Fundep), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Fundação da UFPR (Funpar). O evento ainda conta com patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Itaipu Binacional, ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
Por fim, também apoiam o evento a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar).
Palestra especial
Um dos grandes destaques da programação do IFC Brasil deste ano será a palestra de Marcos Jank, um dos principais especialistas em agronegócio, comércio internacional e sustentabilidade.
Com o tema “A Nova Ordem Mundial e os Mercados para o Agro e o Pescado Brasileiro: Tendências, desafios e estratégias”, a apresentação de Jank está marcada para o dia 2 de setembro, às 10h30. Em resumo, a palestra irá trazer uma análise aprofundada sobre os rumos da produção nacional frente aos novos cenários geopolíticos e às exigências de mercados internacionais.
“A presença do Marcos Jank eleva o nível da discussão sobre o futuro do pescado brasileiro e sua relação com o agro como um todo. Estamos em um momento decisivo para entender o papel do Brasil nesse novo contexto mundial, e sua visão será fundamental para nortear decisões no setor”, afirma Eliana Panty, CEO do IFC Brasil 2025.
Prévia da programação do evento
Dia 2 de setembro – Perspectivas do setor e mercados internacionais
09h --> painel de Líderes Cooperativistas, coordenado por José Roberto Ricken, presidente da Ocepar, com a participação das cooperativas Copacol, CVale, Coopavel, Lar, Primato, Copagril e Cocari. O tema em destaque será “Modelo cooperativo e perspectivas para a aquicultura brasileira”.
10h30 --> será realizada a palestra “A Nova Ordem Mundial e os Mercados para o Agro e o Pescado Brasileiro”, ministrada por Marcos Jank, professor sênior do INSPER, abordando tendências, desafios e estratégias para o mercado de pescados.
14h --> painel de Líderes Empresariais, com representantes do Ministério da Agricultura, Apex Brasil, Abipesca, Peixe BR e empresas do setor, discutindo exportações, importações e mercado interno.
Dia 3 de setembro – Produção, rentabilidade e biossegurança
8h30 --> palestra com tema Produção, rentabilidade e biossegurança. A programação começa com o tema “Produção de tilápia em números”, apresentada por Thiago Bernardino de Carvalho (Cepea), abordando custos, rentabilidade e previsões do setor.
09h --> acontece o workshop “Exportando Peixes de Cultivo”, organizado pela Embrapa em parceria com o IFC Brasil.
09h30 --> será realizada a palestra “Enfermidades emergentes na tilapicultura”, com Santiago Benites de Pádua (Aquivet Saúde Aquática), trazendo medidas de prevenção e controle.
11h --> ocorre a palestra “Biossegurança na aquicultura”, com a participação do Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Cesar Pinzon, e representantes da ADAPAR - PR.
14h --> acontece a palestra “Nutrição e manejo alimentar de tilápias”, conduzida por especialistas da Embrapa Meio Ambiente e empresas do setor, apresentando soluções para eficiência e rentabilidade alimentar.
Fim do dia --> eventos gastronômicos com o Festival do Tambaqui e o Festival da Tilápia.
Dia 4 de setembro – Inovações e sustentabilidade na piscicultura
08h30 --> palestra que apresenta o tema Inovações e sustentabilidade na piscicultura, iniciando com o assunto “Sistemas de produção e uso de tecnologias nos cultivos de tilápia”, trazendo cases de sucesso de cooperativas, empresas e aquicultores.
10h20 --> será a vez da palestra “Avanços e perspectivas para o melhoramento genético de tilápia”, com a participação de empresas de genética e da Embrapa Pesca e Aquicultura/Epagri.
10h30 --> acontece a palestra “Inovações no melhoramento genético de peixes nativos”, apresentada por Fernanda Sullivan (Embrapa).
14h --> será realizada a palestra “Como assegurar a qualidade d’água e controlar efluentes na piscicultura”, com participação de empresas que apresentarão soluções inovadoras para a gestão da qualidade da água.
Serviço 7ª edição do International Fish Congress (IFC Brasil 2025) & FishExpo
Data: de 02 a 4 de setembro
Local: Maestra Grand Convention Center Recanto das Cataratas Thermas&Resort
Endereço: Avenida Costa e Silva, 3500 - Foz do Iguaçu/PR
Informações: www.ifcbrasil.com.br
Créditos imagens: Divulgação
2025, congresso, Feira, Fish Expo Brasil, IFC, IFC Brasil, inovação, International Fish Congress, Tecnologia






