ABGJ promove a 1ª Semana de Gastronomia Japonesa até 1/11
Atividades serão voltadas também para toda a cadeia produtiva que alimenta os bares e restaurantes japoneses
25 de outubro de 2022
Começa nesta terça-feira (25) a 1ª Semana de Gastronomia Japonesa com uma série de eventos com degustações, painéis de negócios, palestras e workshops. Organizada pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ), o evento vai até 1º de novembro e busca unir os associados da entidade, debater temas relevantes para o segmento e aumentar o interesse do público e mídia sobre a gastronomia japonesa.
A Semana será recheada de conteúdos e o público-alvo são os profissionais que atuam no segmento de alimentação: donos e gestores de restaurantes e bares, chefs, cozinheiros e bartenders, profissionais de alimentos e bebidas que atuam no segmento de hotelaria e hospitalidade.
As atividades serão voltadas também para toda a cadeia produtiva que alimenta os bares e restaurantes japoneses, incluindo produtores, fornecedores e importadores. “O segmento de bares e restaurantes foi um dos negócios que mais sofreram na pandemia”, explica o presidente, Marcelo Shiraishi, que assumiu o posto em março deste ano. (Saiba mais aqui). “Por isso, o engajamento dos estabelecimentos em torno de objetivos comuns é necessário para fortalecer o segmento”, fala.
O evento, que é o primeiro grande projeto desta gestão, conta também com a atuação de Simone Xirata, empreendedora em gastronomia e como vice-presidente da entidade, assumiu a função de produzir e coordenar a Semana de Gastronomia. “A Semana de Gastronomia começa no dia 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão e termina no dia 1 de novembro, Dia Internacional do Sushi”, celebra Simone.
“Nada mais apropriado assim, começar as atividades de degustação com o dia dedicado ao Ramen (no dia 26) e culminar com o Festival de Sushi (no dia 1 de novembro)”, argumenta a vice-presidente da entidade.
O Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, o diplomata Ryosuke Kuwana salienta que o Washoku, como é conhecida a gastronomia japonesa foi indicada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013, destacando também que poucos países no mundo possuem tantos restaurantes japoneses como no Brasil. “Estima-se que existam mais de 800 restaurantes japoneses somente na cidade de São Paulo, contribuindo para a riqueza multicultural do país”, argumenta o diplomata, justificando o Apoio Institucional do Consulado Geral do Japão para este evento.
Abertura
A cerimônia de abertura da Semana da Gastronomia Japonesa acontece no dia 25 de outubro, com início às 18h30, na Japan House. Este evento é exclusivo para associados, empresários e profissionais do ramo de gastronomia japonesa (restaurante, bares e demais estabelecimentos desse segmento), profissionais que atuam nessa cadeia deste segmento (produtores, distribuidores, revendedores e importadores), mídia e representantes das principais Associações de Bares e Restaurantes (como a Abrasel, ANR, SindResBar e outras entidades da categoria), além de autoridades governamentais do Brasil e do Japão.
Painel de negócios
O dia 27 de outubro é especialmente dirigido aos profissionais do ramo de alimentação fora de casa, com palestras e painéis de negócios com temas como: “Gestão de Restaurantes”, “Desafios e Oportunidades do Delivery”, “Cadeia de Suprimentos de Restaurantes Japoneses”, além de um encontro dedicado aos projetos sociais que foram desenvolvidos nos anos de pandemia.
Participam empresários como Arnaldo Bertolacini (vice-Presidente da Restaurantes iFood), Felipe Katata (Cermaq), Roberto Shibakura (Embaixador da Kikkoman no Brasil), Telma Shiraishi (Embaixadora da Boa Vontade para a Difusão da Gastronomia Japonesa no Brasil e coordenadora do Movimento Água no Feijão), Adevaldo Dias da Costa (Presidente do Memorial Chico Mendes), Ricardo Barone Garrido (Sócio Fundador da Cia. Tradicional de Comércio) e Fábio Ota (Mega Sake, Master Sake Sommelier).
Neste dia, a JETRO Japan External Trade Organization apresentará o programa de certificação Japanese Food Supporter Stores, entregando a chancela aos novos estabelecimentos certificados.
Dia do Ramen
O primeiro dia de atividades temáticas foi dedicado ao tema Ramen. À tarde, um bate-papo sobre o livro “Ramen/Lámen”, de Jo Takahashi (editora JBC e apoio da ABGJ), que será lançado em novembro. Além do autor participam do encontro Breno Lerner (editor e autor de livros sobre gastronomia), Simone Xirata (vice-presidente da ABGJ), Rafael Salvador (fotógrafo de gastronomia).
O bate-papo, intitulado “O universo da tigela de ramen” é uma copromoção da Japan House com a ABGJ e se insere na ambientação temática que corre por conta da exposição “A Arte do Ramen Donburi”, promoção da Japan House que ocupa o andar térreo da instituição, inaugurada no dia 18 de outubro e que se estende até fevereiro de 2023.
Já à noite foi reservada para o “Ramen Matsuri”, um festival com cinco casas (Lamen Kazu, Hira Ramen Izakaya, Hidden by 2nd Floor, Jojo Ramen, Tamashii Ramen) representando os diversos sabores dos ramen regionais do Japão.
Matsuri: eventos gastronômicos
A Semana reserva três eventos de degustações, além do Ramen Matsuri, contemplando diferentes categorias da culinária japonesa. O Jantar Kaiseki (dia 28 de outubro, Japan House, 19h) será uma homenagem póstuma a um dos pioneiros na difusão da alta gastronomia japonesa em São Paulo, Masanobu Haraguchi, falecido este ano.
Um time de peso comandará a cozinha nesta noite: Telma Shiraishi, Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia), Uilian Goya (Goya Sushi), Leo Yuto Sato (Kidoairaku) e a chef patissière Saiko Izawa, além da ilustre presença de Margarida Haraguchi (Izakaya Issa). A sommelière Yasmin Yonashiro fará as harmonizações com saquê.
Já o Izakaya Matsuri (dia 30 de outubro, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, a partir das 12h até 22h) irá oferecer ao público a oportunidade de experimentar os petiscos mais populares dos botecos japoneses conhecidos como Izakaya. Estabelecimentos tradicionais como Imai Izakaya, Kinboshi, Yakitori, Quito Quito, Kintaro + Donchan, Nombe Izakaya, Yoshi Izakaya, Omoide Sakaba, Izakaya Pitcha, The Oriental Izakaya, Koya 88, Ícone Asiático estarão presentes. Trata-se da maior reunião de izakayas em um único local realizada até agora em São Paulo.
Para finalizar a Semana, será realizado o Sushi Matsuri (dia 1 de novembro, Aizomê da Japan House a partir das 19h), reunindo consagrados itamae (chefs de sushi), como Jun Sakamoto, Edson Yamashita (Ryo Gastronomia) e Nobu Mizumoto (Shinzushi). A eles se integram ainda casas tradicionais como o Nagayama e o Aizomê, que vão ocupar as barracas yatai, instaladas no salão do Aizomê Japan House, especialmente para a Semana.
O dia 1 de novembro é também o Dia Mundial do Sushi e este jantar de encerramento irá demonstrar a evolução histórica do sushi, bem como apresentar os diversos tipos desta comida icônica da culinária japonesa.
Noite das bebidas
A Semana não esqueceu as bebidas, e o destaque é o Awamori, tradicional destilado que vem de Okinawa. O uso desta bebida, tão popular no Japão, mas ainda desconhecida no Brasil, será o tema da Masterclass dirigida aos profissionais da categoria (Hotel Canopy |Grupo Hilton, dia 29 de outubro, das 14h às 15h30 – evento para convidados e público pagante).
Na mesma noite, o convidado especial é o internacionalmente conhecido bartender Rogério Igarashi Vaz, do Bar Trench de Tokyo, 25º melhor estabelecimento pela Asia’s 50 best Bars, que traz as tendências da coquetelaria, sendo recebido por Thiago Bañares, do Tantan Noodle Bar, recentemente classificado pela The World’s 50 Best Bars de 2022, em 62ª colocação. Também participa da noite como convidado o bartender paulistano Ricardo Miyazaki (The Punch). (No Tantan Noodle Bar, às 19h – evento aberto ao público).
A ABGJ é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada em 2017 por Flavio Nakaoka. Nesta segunda gestão, presidida pelo empresário Marcelo Shiraishi, a entidade apresenta a Semana da Gastronomia Japonesa, cuja produção está sob o coordenação da empreendedora Simone Xirata, vice-presidente da entidade.
O evento conta com a colaboração da Japan House São Paulo e Japan External Trade Organization (JETRO) e o apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional de Restaurantes (ANR) Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares, (Sindresbar), Consulado Geral do Japão, Bunkyo, (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e Aliança Cultural Brasil-Japão.
Para mais informações, acesse aqui.
Créditos: Canva


.jpg)




