Subnotificação do pargo: Mapas de bordo e exportações têm diferenças
Indústria

Subnotificação do pargo: Mapas de bordo e exportações têm diferenças

SAP divulgou os dados dos mapas de bordo referentes às capturas da espécie Lutjanus purpureus (pargo)

13 de abril de 2021

arroba publicidade
A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) divulgou no começo do mês os dados dos mapas de bordo referentes às capturas da espécie Lutjanus purpureus (pargo) realizadas em 2020. Mas o número é menos da metade do registrado na exportação da espécie no ano passado pelo Painel do Pescado. Essa diferença evidencia a subnotificação das capturas da espécie no Brasil.
 
Conforme o Painel de Monitoramento e Ordenamento da Pesca do Pargo de 2020, as capturas reportadas no período resultaram em 1.724 toneladas de pargo. Entretanto, no mesmos 12 meses, o Painel do Pescado registrou que 4.823 toneladas foram exportadas no Brasil.
 
Os dados publicados pela SAP foram extraídos dos mapas de bordo das modalidades de pesca: 1.8, 1.9 e 1.10 com área de atuação no Mar territorial N/NE (AP a AL); e ZEE N/NE (AP a AL), dispostas na Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 10, de 10 de junho de 2011.
 
Tabela abaixo extraída do Painel do Pescado:
 
 
Tabela abaixo extraída do Painel de Monitoramento e Ordenamento da Pesca do Pargo de 2020, publicado em 31/03 e atualizado em 08/04:
 
 
 
 
As informações foram compiladas pelo Painel do Pescado, uma plataforma de automação de dados desenvolvida com a tecnologia Jubart.
 
Faça seu cadastro aqui e consulte mais informações em tempo real sobre a balança comercial brasileira de pescado.
 
 
 
 
 
Créditos da Imagem: Pixnio

exportações, Mapa, mapas de bordo, Painel do Pescado, pargo, pesca

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3