Plataforma Nacional da Indústria do Pescado é oficialmente lançada
Sistema prevê a automatização e redução de tempo na emissão das certificações higiênico-sanitárias
04 de dezembro de 2024
Conforme previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi lançada no último domingo (1) a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP), sistema que automatiza os processos de certificações higiênicos-sanitárias, além de reduzir o tempo de análise para os processos e emissão dos certificados.
À época, em discurso realizado durante a cerimônia de abertura da 3ª edição da Seafood Show Latin America, o Ministro André de Paula ressaltou: “os pedidos de certificação de embarcações e de empresas pesqueiras vão ser concluídos mais rapidamente. Os processos de certificação higiênico-sanitária terão seus prazos de análise reduzidos em até 90%. Os pedidos de certificado de origem legal do pescado (CAOL), terão uma redução de até 80% do tempo de emissão.”
Em resumo, as certificações higiênico-sanitárias são emitidas pelo Departamento da Indústria do Pescado do MPA que anualmente, analisa mais de 700 certificados para garantir a segurança do alimento e a exportação do pescado brasileiro. Agora, com a PNIP, os processos que contarão com emissão automatizada são:
Certificado Oficial de Boas Práticas a Bordo (certificado HS) de embarcações Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL) para exportaçãoVale lembrar ainda que a PNIP foi desenvolvida pelo MPA em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, junto ao Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada.
Para acessar a plataforma, clique neste link.
Na edição #56 da Seafood Brasil ainda a ser lançada, nossa equipe fez uma entrevista exclusiva com José Luis Ravagnani Vargas, novo diretor do Departamento da Indústria do Pescado. No bate-papo exclusivo, que será publicado na seção “5 Perguntas”, Vargas dá maiores detalhes de como a PNIP vai ser usada para trazer mais agilidade à indústria pescado. Fique ligado!
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagem: Canva
certificações, higiênicos-sanitárias, pesca, Plataforma Nacional da Indústria do Pescado, PNIP