MPA relança estatística pesqueira e aquícola com dados inéditos
Além de trazer informações atualizadas, novo Boletim e Painel Digital centralizam informações sobre a produção nacional
13 de outubro de 2025
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou, na última quinta-feira (9), em Sergipe, o Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024 e o novo Painel Digital da Estatística Pesqueira, iniciativa esta que marca a Retomada da Estatística Pesqueira Nacional. Para acessar o Boletim, clique aqui e para acessar o Painel, clique aqui.
O evento de lançamento reuniu representantes dos setores pesqueiro, aquícola e acadêmico, contou também com o ministro André de Paula, que destacou a importância desta nova fase para uma produção mais sustentável no País.
“A retomada da estatística é uma entrega estratégica para o MPA e para o país. Com ela, reconstruímos as bases do conhecimento, que irão sustentar políticas públicas, fortalecer a gestão e reconhecer a real importância da pesca e da aquicultura para o desenvolvimento nacional”, destacou.
Boletim traz panorama atualizado da produção nacional
De acordo com o MPA, o Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024 apresenta dados inéditos sobre a produção brasileira e será publicado periodicamente, servindo como referência oficial para órgãos públicos, pesquisadores, produtores e pescadores.
O documento ainda reúne informações de forma acessível e sistematizada, permitindo acompanhar a evolução da produção, identificar tendências e orientar decisões estratégicas. Além de ampliar a transparência, o boletim garante a atualização contínua da base estatística nacional, oferecendo subsídios consistentes para o planejamento do setor.
Já o Painel Unificado reúne um conjunto amplo de informações — da produção pesqueira e aquícola de 2023-2024 à reconstrução histórica da pesca marinha entre 1950 e 2022, passando por dados de comércio exterior e avaliação dos estoques pesqueiros comerciais.
Entre os destaques, estão as cerca de 893 mil toneladas de pescado capturadas em ambientes continentais, 889 mil toneladas em ambientes marinhos e 3,1 milhões de toneladas provenientes da aquicultura. O painel também apresenta as principais espécies e indicadores de desempenho do setor.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagens: Canva
Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024, MPA, O Ministério da Pesca e Aquicultura, Painel Digital da Estatística Pesqueira, pesca, pesca, produção aquícola, produção pesqueira






