Material da Embrapa auxilia no controle de qualidade do filé de peixe
Indústria

Material da Embrapa auxilia no controle de qualidade do filé de peixe

Materiais de referência servirão de padrão para que laboratórios comparem os resultados

05 de maio de 2021

arroba publicidade
Laboratórios públicos e privados que avaliam a qualidade dos filés de peixe no Brasil já receberam amostras do material de referência de tecido de peixe produzido pelo estudo da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). Os materiais de referência servirão de padrão para que laboratórios comparem os resultados das análises destes com aquelas feitas em produtos que recebem da indústria.
 
Assim, conforme a Embrapa, é possível saber se os laboratórios não apresentam erros nos resultados dos componentes químicos da amostra recebida, importante para manter a qualidade exigida pelos padrões internacionais e pela legislação brasileira.
 
O material do estudo foi doado por dois grandes produtores comerciais de peixe do Brasil que são associados da (PeixeBR). A ação é importante porque o material produzido pela pesquisa é bastante parecido com as amostras que são analisadas e comercializadas pela indústria do pescado, ou seja, com aquele peixe que chega à mesa do consumidor. 
 
Segundo a pequisadora Ana Rita Nogueira, da Embrapa Pecuária Sudeste, os peixes recebidos dos fabricantes foram devidamente moídos, homogeneizados, peneirados e envasados. A partir desse pó diversas ações de pesquisa foram realizadas, incluindo uma série de análises químicas e avaliações estatísticas. 
 
Essas atividades resultaram uma carta controle que a equipe da Embrapa elaborou e enviou aos laboratórios, com as indicações dos valores definidos, por exemplo, de cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre, ferro, manganês e zinco e suas incertezas associadas.
 
A amostra produzida e a respectiva carta controle foram distribuídas para os Laboratórios Nacionais Agropecuários e outros laboratórios interessados. Mais do que ter em mãos um material de referência que permite avaliar a qualidade dos filés de peixe, a indústria do pescado poderá utilizá-lo para controle de qualidade de seus próprios laboratórios, tanto na calibração de instrumentos quanto para diagnosticar problemas com os métodos utilizados. 
 
Créditos da imagem: Pixabay

Ana Rita Nogueira, Embrapa, filé de peixe, Peixe BR, pescado

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3