Materiais inéditos promovem o consumo de pescado em todas as idades
Livro, cartilha e gibi lançados por projeto da FAPESP incentivam a inclusão do pescado na rotina desde a infância até o envelhecimento
06 de agosto de 2025
Com o intuito de valorizar o pescado como estratégia de saúde pública, pesquisadores do projeto Pescado para Saúde, com apoio da FAPESP, lançaram recentemente três materiais educativos voltados a diferentes faixas etárias. As publicações incluem um livro científico, uma cartilha ilustrada e um gibi infantil — todos disponíveis gratuitamente.
O destaque é o livro “Consumo de Pescado em Diferentes Ciclos de Vida”, acessível pelo Portal de Livros Abertos da USP. Em resumo, a obra aborda os benefícios do pescado durante a gestação, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento. Além de apresentar evidências científicas sobre os impactos positivos no sistema cardiovascular e no desenvolvimento neurocognitivo, o livro também trata de temas como segurança alimentar, preparo adequado e inserção do pescado no cotidiano.
“A proposta é reunir as principais evidências científicas sobre os efeitos do pescado na saúde humana em cada fase da vida, com linguagem acessível tanto ao público geral quanto ao especializado”, explica Jéssica Levy, pós-doutoranda do projeto e uma das organizadoras da obra.
Cartilha e gibi ampliam o alcance das informações
Para facilitar a disseminação do conteúdo científico, foi criada também uma cartilha-resumo ilustrada. Direcionada ao público em geral, a publicação apresenta, de forma concisa, os principais conceitos sobre pescado, sua composição nutricional, recomendações de consumo e benefícios à saúde. A ideia é apoiar decisões informadas e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.
Outra novidade do projeto é o lançamento do gibi ilustrado “Turminha do Peixoto”, voltado à educação alimentar infantil. Com linguagem lúdica, personagens carismáticos e ilustrações vibrantes, o material apresenta um grupo de animais falantes que descobrem os benefícios do pescado, como mais energia, concentração e crescimento saudável. Sendo assim, a narrativa culmina em uma confraternização com pratos à base de peixes e frutos do mar.
“Mais do que informar, o gibi quer inspirar. Ele transforma as crianças em protagonistas da mudança, incentivando que sejam agentes de transformação em suas casas e comunidades”, ressalta Cristiane Neiva, coordenadora de comunicação do projeto e diretora do Instituto de Pesca.
Os materiais já estão sendo distribuídos em oficinas, eventos científicos e atividades com o público infantil, além de estarem disponíveis gratuitamente para acesso e download nos links abaixo:
Livro – Consumo de Pescado em Diferentes Ciclos de Vida
Cartilha – Orientações para uma alimentação saudável e sustentável com inclusão de pescado
Gibi – Turma do Peixoto
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagens: Canva
cartilha ilustrada, Consumo de Pescado em Diferentes Ciclos de Vida, FAPESP, fases da vida, gibi infantil, livro cinetífico, Turminha do Peixoto






