Gomes da Costa e Univali se unem para promover a sustentabilidade em SC
26 de agosto de 2014
Crédito da imagem: Jabbi
Gomes da Costa e Univali se unem para preservar os estoques de atum e sardinha na costa brasileira e garantir a sustentabilidade. A parceria pretende incentivar a pesca sustentável no setor, que é “responsável por mais de 100 mil toneladas de peixe capturadas ao ano e 10 mil empregos somente em Itajaí e Navegantes, que respondem juntas pelo maior polo pesqueiro do país”, informou o O Sol Diário.
A parceira e as medidas sustentáveis são vistas como uma precaução pelas entidades: “hoje os estoques estão em boa situação, mas requerem atenção. O risco de qualquer problema significa muito para a região. Sem peixe, não há emprego”, afirma Paulo Ricardo Schwingel, oceanógrafo responsável pelas estatísticas de pesca produzidas pela Univali e pelos projetos em parceria com a empresa, em entrevista ao Sol Diário.
O projeto pretende fazer um levantamento e controle dos cardumes. “Os dados ajudam a definir ações do governo federal. O caso do atum é diferente, pois há um acordo internacional que regula a captura do peixe no Atlântico. Países como Argentina, Chile e Peru fazem monitoramentos de rotina. Precisamos saber o que pescamos e quanto pescamos. O conceito de sustentabilidade prevê que a pesca seja proporcional à capacidade de regeneração”, afirma Schwingel.
Para o Grupo Calvo, multinacional espanhola que adquiriu a Gomes da Costa, a pesquisa de estoques não é novidade e é muito necessária. O controle é comum em outros países onde a empresa atua, mas no Brasil ainda não havia um levantamento profundo, declarou a empresa.
O acordo terá o apoio da Secretaria Municipal da Pesca de Itajaí e do Sindicato dos Armadores e da Indústrias da Pesca (Sindipi), pois a sardinha é o principal produto da pesca brasileira e representa 25% de todo o pescado nacional, quando somado com as capturas de atum. Só em Itajaí e Navegantes há mais de cem embarcações envolvidas na pesca dessas espécies.
atum, estoque, Gomes da Costa, sardinha, sustentabilidade, univali