ExpoCamarão consolida protagonismo da aquicultura no PEC Nordeste 2025
Prevista para começar nesta quinta-feira (5) e terminar no sábado (7), a feira acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE)
04 de junho de 2025
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!
Em apenas três edições, a ExpoCamarão vem se firmando como um dos pilares estratégicos do PEC Nordeste — e promete elevar ainda mais o protagonismo da aquicultura em 2025. Prevista começar nesta quinta-feira (5) e terminar no sábado (7), a feira de negócios voltada à carcinicultura, piscicultura e algicultura acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), com expectativa de crescimento de 20% em relação à edição anterior.
Criada a partir da articulação entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), o Sebrae e a organização comercial da PromoExpo, a ExpoCamarão já dobrou de tamanho em apenas um ano: passou de 73 estandes em 2023 para 186 em 2024. Em 2025, o evento retorna como um ambiente propício para trocar conhecimentos, expandir o networking e, principalmente, fechar novos negócios.
A programação contará com feira de equipamentos, produtos e serviços; simpósios de carcinicultura, piscicultura e algicultura; painéis e mesas-redondas; visitas técnicas; espaço gastronômico e mais. Conforme a organização, participam da ExpoCamarão os produtores de pescado, fornecedores de insumos, desenvolvedores tecnológicos e lideranças acadêmicas.
PEC Nordeste 2025
Inserida no PEC Nordeste, considerado o maior evento indoor do agronegócio do Norte e Nordeste, a ExpoCamarão ganha fôlego extra a partir da movimentação econômica e institucional promovida pela feira. Em 2025, o PEC Nordeste deverá movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios. Essa é a estimativa do presidente da Faec, Amílcar Silveira, que espera um público de 100 mil pessoas durante os três dias de evento.
A feira reunirá mais de 600 empresas e instituições, distribuídas em aproximadamente 1.400 estandes de exposição. Os seminários técnico-científicos, que abrangem mais de 15 segmentos do agronegócio, já contam com mais de 10 mil inscritos. Além disso, são esperadas 200 caravanas de produtores rurais, vindas do interior do Ceará e de outros estados.
“Este não será apenas o maior PEC Nordeste da história. Será o maior evento já realizado no Centro de Eventos do Ceará — e, certamente, um dos maiores eventos indoor do Brasil”, afirma Silveira.
A cerimônia de abertura, marcada para às 19h da quinta-feira, contará com a presença do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula; e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entre outras autoridades. O encerramento da solenidade será com um show da cantora Roberta Miranda.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos da imagem: Seafood Brasil
, , Amílcar Silveira, André de Paula, APCC, CNA, Elmano de Freitas, ExpoCamarão, Faec, João Martins, MPA, PECNordeste, Sebrae






