Conxemar se encerrará nesta quinta-feira (7)
Comercialização

Conxemar se encerrará nesta quinta-feira (7)

Feira é um dos poucos grandes encontros do setor que está sendo realizado presencialmente neste ano

07 de outubro de 2021

Iniciada na última terça-feira (5), a Feira Internacional de Frutos do Mar Congelados (Conxemar) se encerrará nesta quinta-feira, em Vigo, na Espanha. Em sua 22ª edição, o evento é um dos mais importantes do setor na Europa.
 
A Conxemar reúne os atacadistas, importadores, exportadores, fabricantes, distribuidores e indústria de pescado e é um dos poucos grandes encontros do setor que está sendo realizado presencialmente neste ano.
 
A feira conta com 486 expositores e co-expositores de 28 países, com a presença da Austrália e da Guiné-Bissau pela primeira vez. A presença internacional é reforçada pelos 10 pavilhões de Peru, Marrocos, Austrália, Irlanda, Noruega, Alasca, Equador, Indonésia, Panamá e Guiné-Bissau.
 
Conforme a organização, a edição deste ano redesenhou o interior das instalações da feira para adaptá-lo às circunstâncias da Covid-19. Os corredores foram estendidos para 4 metros, sendo estabelecidos roteiros para direcionar a movimentação de pessoas.  O uso de máscara é obrigatório e o espaço somente pode ser acessado com certificado de vacinação ou PCR realizado no máximo 72 horas antes.
 
Congresso
 
Durante a  22ª edição da Conxemar também está sendo  realizado a 9ª edição do Congresso Internacional FAO-Conxemar. Neste ano, o evento foi presidido pela Rainha Letizia, Embaixadora Especial da FAO para a Nutrição. 
 
Ainda estiveram presentes na inauguração o presidente da Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijóo; o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas; o prefeito de Vigo, Abel Caballero; o presidente da Conxemar, José Luis Freire; e o Diretor da Divisão de Política e Recursos de Pesca e Aquicultura da FAO, Manuel Barange.
 
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Conxemar, José Luis Freire, aproveitou a presença da Casa Real, da FAO, do Governo e da Xunta, e insistiu na necessária redução da taxa tributária local (IVA) a 4% para o pescado. “Não pergunto como Reino Unido, que está em 0%, ou outros países europeus, que também está bem abaixo; Temos a convicção de que essa redução da carga tributária será mais do que compensada pela queda nos gastos com saúde ”, destacou sobre uma reivindicação já histórica, como falou o Faro do Vigo.
 
As apresentações do evento contaram com onze palestrantes de nove países: Espanha, França, Holanda, Noruega, Estados Unidos, Chile, Uruguai, África do Sul e Uganda. A mestre de cerimônias será Beatriz Robles, tecnóloga de alimentos e comunicadora de ciências.
 
A primeira etapa se concentrou em "Dieta e Saúde", com apresentações de Marian Kjellevold, Cientista Sênior do Instituto Norueguês de Pesquisa Marinha; Alfredo Martínez, especialista em nutrigenética do IMDEA-IUNS e Carme Ruscalleda, a única chef mulher com sete estrelas no Guia Michelin.
 
A segunda etapa abordou “Nutrição e Sistemas Alimentares”. Florence Tartanac, Oficial de Agronegócios da FAO; Zachary Koehn, Stanford Center of Ocean Solutions; e o Dr. Nicholas Ralston, pesquisador biomédico da Universidade de Dakota do Norte e Sage Green NRG, apresentando seus mais recentes avanços no campo.
 
A terceira etapa, intitulada “Alimentos aquáticos nutritivos, acessíveis e sustentáveis ​​de mercados locais”, apresentou intervenções de Maarten Bavinck, Professor de Governança de Recursos Costeiros da Universidade de Amsterdã; Graciela Pereira, assessora técnica da Infopesca no Uruguai e Margaret Nakato, diretora executiva da WFF.
 
A quarta e última etapa coloca sobre a mesa as “Políticas para apoiar uma melhor nutrição”, nas quais Bibi Giyose, da AUDA-NEPAD, e Jacqueline Salas (Subsecretaria de Pesca do Chile) dão exemplos para a promoção do consumo de produtos. 
 
Créditos: Wikimedia/2016
 

, Eventos, FAO, feiras, pescado congelado, Rainha Letizia

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3