Campanha “NÓS QUEREMOS” une food service e pescado contra tarifaço
“NÓS QUEREMOS” será lançada nesta segunda-feira, 6 de outubro, às 17h
06 de outubro de 2025
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!
A campanha “NÓS QUEREMOS” será lançada nesta segunda-feira, 6 de outubro, às 17h, como uma resposta ao aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos sobre produtos de exportação brasileiros. A mobilização é promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP) em parceria com a cadeia produtiva do pescado.
O evento será realizado na sede da Associação Paulista de Supermercados (Apas), no Alto da Lapa, em São Paulo, e reunirá representantes de diversos segmentos, incluindo empresários, produtores, distribuidores, entidades de classe e empresas de delivery. O objetivo é articular uma resposta coordenada para mitigar os efeitos econômicos das tarifas, estimular o consumo interno e fortalecer bares, restaurantes e toda a cadeia alimentar nacional.
"A mobilização do setor é essencial, pois os bares e restaurantes são o último elo entre o pescado e o consumidor final. Eles são os que se comunicam com o consumidor final, levando esta importante mensagem. A união da cadeia produtiva, do mar à mesa, gera sinergias capazes de transformar a crise do tarifaço em oportunidade: fortalecer o consumo interno, valorizar nossos produtos e ampliar o hábito de comer pescado no Brasil”, comenta Roberto Imai, diretor da Divisão da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Departamento de Agronegócio (DEAGRO) da Fiesp.
Segundo ele, o “NÓS QUEREMOS” vai além de uma reação pontual e pode se consolidar como um programa contínuo, abordando temas como sustentabilidade, capacitação, redução de desperdícios, comércio justo e outros “Essa mobilização cria uma nova cultura de cooperação e comunicação entre produtores, indústria, distribuidores e restaurantes, uma interlocução essencial para gerar resultados duradouros e benéficos para todo o setor e, principalmente, para o consumidor final”, destaca.
Impacto econômico e mobilização do setor
De acordo com a Abrasel-SP, o setor atravessa um momento crítico. As novas tarifas impactam diretamente produtos estratégicos, como pescado, outras proteínas animais e insumos agrícolas, ameaçando a competitividade do Brasil no mercado internacional e colocando em risco milhares de empregos ao longo da cadeia produtiva.
Entre os destaques da programação está a participação da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que fará uma apresentação especial com degustações. O objetivo é evidenciar a diversidade e a versatilidade do pescado brasileiro, além de mostrar seu potencial no setor de alimentação fora do lar.
O evento contará com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Instituto da Pesca, Apas, Ceagesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), iFood, entre outras lideranças, empresas e associações do setor.
O que é a campanha“NÓS QUEREMOS”?
De caráter nacional, a campanha reúne lideranças estratégicas do setor alimentício brasileiro, com o propósito de transformar um cenário adverso em uma oportunidade de valorização da produção local e incentivo ao consumo interno. Entre seus principais objetivos estão:
=>Estimular bares, restaurantes e estabelecimentos a incluírem pratos com pescado e outros itens impactados pelas tarifas;
=>Criar ações promocionais para impulsionar o consumo desses produtos;
=>Engajar supermercados, padarias e plataformas de delivery na campanha;
=>Sensibilizar o consumidor final sobre a importância de suas escolhas para a economia do País.
A iniciativa conta ainda com o apoio de associações do setor de pescado, redes de varejo, empresas e plataformas de comunicação.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Editado em 6/10, às 18h58.
Créditos da imagem: Canva
Abrasel sp, bares, campanha “NÓS QUEREMOS, Ceagesp, Deagro, EUA, exportação, food service, IP, pescado, restaurantes, Tarifaço






