Atualizada regras para pesca de arrasto de praia com embarcações em SC
Pesca

Atualizada regras para pesca de arrasto de praia com embarcações em SC

Nova norma ainda atende demanda de pescadores catarinenses e exige envio digital de mapas de bordo pelo sistema PesqBrasil

10 de julho de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


O Governo Federal publicou, no último dia 27 de junho, uma nova Portaria conjunta dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), atualizando as regras para a pesca na modalidade de arrasto de praia. A medida, que altera dispositivos da Portaria nº 617/2022, entrou em vigor no dia 4 de julho e busca tornar a atividade mais segura e melhor regulamentada.

Em resumo, entre as principais mudanças, destaca-se a autorização para o uso de motores em embarcações que operam entre os municípios de Passo de Torres e Garopaba, em Santa Catarina – a potência máxima permitida é de 90 HP. Essa alteração responde diretamente a uma demanda antiga dos pescadores da região, que há anos solicitavam mais segurança e eficiência para exercer a atividade.

Além disso, a mudança deve facilitar a operação das embarcações em condições adversas, contribuindo para a preservação dos recursos pesqueiros e para a continuidade das atividades econômicas locais.

Envio digital de mapas de bordo será obrigatório

Outra novidade relevante é a exigência de que os mapas de bordo sejam enviados exclusivamente por meio do sistema PesqBrasil, mantido pelo MPA. A obrigatoriedade se aplica a todas as embarcações autorizadas nas modalidades de permissionamento 6.8, 6.9, 6.10 e 6.11, conforme estabelece a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 10/2011.

Nesse contexto, os responsáveis pelas embarcações deverão enviar os dados em até 15 dias corridos após o término de cada cruzeiro. No entanto, caso essa exigência não seja cumprida, a autorização de pesca poderá ser suspensa por 30 dias – porém, em situações de reincidência, o documento poderá ser cancelado de forma definitiva.

Vale destacar que a análise técnica das informações poderá ocorrer a qualquer momento durante a vigência da autorização, o que reforça a importância do cumprimento rigoroso das novas regras.
 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Canva

Garopaba, mapas de bordo, Passo de Torres, Pesca de arrasto, PesqBrasil, santa catarina

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3