Aquishow Brasil: Premiação e presença de autoridades marcam o 1º dia
Aquicultura

Aquishow Brasil: Premiação e presença de autoridades marcam o 1º dia

Até quinta-feira (26), o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico e premiações

25 de maio de 2022

O primeiro dia da Aquishow Brasil reuniu lideranças setoriais, autoridades federais, estaduais e municipais, empresas, universidades e estudantes nesta terça-feira (24), no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca  (IP-APTA), em São José do Rio Preto (SP).  Já o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino também marcou o evento.
 
Na cerimônia de abertura, o secretário da Aquicultura e Pesca (SAP), Jairo Gund, apresentou uma perspectiva da piscicultura nacional quando comparada às outras atividades do agronegócio brasileiro que já estão consolidadas. 
 
Conforme ele, em três anos de governo já foi possível superar o crescimento de produções importantes, como bovinos e milho. “Da atividade do agronegócio que mais está crescendo nas próximas décadas, não tenho dúvida nenhuma que será a que mais irá crescer. Nós ainda estamos engatinhando quando comparado ao potencial que temos”, disse.
 
Gund destacou ainda dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) que apontam para o salto de 78% das exportações de pescado em 2021. “É um número extremamente relevante, mas se nós olharmos ainda e somente os nossos reservatórias federais, sem contar estadual e tanque escavado, estamos produzindo menos de 3% da nossa capacidade de produção de aquicultura. Ou seja, não precisamos deixar de produzir outras atividades do agro para agregar essa produção”, completa o secretário.
 
Entre os presentes na cerimônia de abertura também estavam o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia  do Estado de São Paulo, Marina Bragante; o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, entre outros. 
 
Premiação
 
Divulgação
 
Ainda pela manhã foi entregue o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino. A aquicultura Ofélia Maria Campigotto e o zootecnista João Manoel Cordeiro Alves foram os grandes vencedores. Participaram como convidados de honra da cerimônia Jaime Brun, irmão de Aline, e Pedro Geraldino, filho de Geraldo, respectivamente.
 
A programação do dia seguiu com a palestra “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado” do professor doutor José Luiz Tejon.
 
O workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com representantes da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR) e do Mapa; e o painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”, com 12 vozes femininas também fizeram parte da programação.
 
A Aquishow Brasil 2022 é organizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (ACIRP) e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
Ao todo, serão quatro dias de evento. Até quinta-feira (26), o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico, premiações, competições, workshop e painel.
 
Além disso, no mesmo período, todos os visitantes poderão conferir 111 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.
 
Créditos: Seafood Brasil
 
 

Apta, aquicultura, Aquishow Brasil, Eventos, feiras, IP, Marilsa Fernandes, Peixe SP, piscicultura, Sebrae

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3