5 tendências para o futuro da alimentação fora do lar
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5 tendências para o futuro da alimentação fora do lar

Pesquisa Food&Tech Trends 2022, da consultoria Galunion, traz tendências da NRA e outros eventos de relevância global

26 de dezembro de 2022

A Galunion consultoria atualizou a Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022 com as novas tendências de momento para os negócios do setor de foodservice. "Exatamente por estarmos sempre monitorando esse desenvolvimento, notamos que as 5 tendências que havíamos selecionado para esta área da nossa mandala, no início deste ano, precisavam ser atualizadas", diz o estudo, lançado em dezembro.
 
Segundo a consultoria, é possível apontar cinco tendências importantes para o futuro, já atualizadas de acordo com as observações do setor, da tecnologia e com os insights de importantes eventos que participamos durante o ano, como NRA Show e Web Summit. As tendências apontadas são, atualmente, "tópicos de discussão e interesse dos mais diversos setores do mercado, e nos propomos a investigar seus desenvolvimentos e oportunidades para o foodservice."
 
 
Veja quais são as cinco tendências apontadas pela Galunion para os negócios do food service:
 
1) Net Zero
A sigla para ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa) tem sido dois grandes temas em diversos setores nos últimos tempos. No Web Summit de 2021, o tema Net Zero (o objetivo de zerar as emissões de carbono de um negócio) foi debatido por diversas organizações e setores presentes; já no evento recente de 2022, esse tema já estava mais palpável, com dados, fatos e diversas soluções e startups dirigidas tanto à medição correta do impacto de carbono de um negócio, como para a diminuição de tais emissões de forma efetiva.
 
Justin Winters, da One Earth, comentou no Web Summit 2022 que “precisamos inspirar e agir para solucionar a crise climática, já mapeamos 76 soluções. Precisamos da tecnologia, pois ela pode acelerar tudo isso”. Nota-se que para alcançar o objetivo de Net Zero, não teremos apenas uma solução, mas sim um conjunto de ações que podem incluir desde agricultura regenerativa, passando por alternativas para proteína animal, chegando a uma real economia circular. Seja qual for a solução, ela deve estar na estratégia e planejamento da empresa.
 
2) Web 3.0
As novas gerações costumam sempre ditar as tendências de consumo para as demais. A geração atual de jovens possui algumas características interessantes. Ao mesmo tempo que querem soluções personalizadas, são muito colaborativos e preocupados com o coletivo. É nesse ambiente que estamos vendo surgir a Web 3.0. Enquanto a Web 1.0 é mais estática e sem interatividade, a Web 2.0  é interativa, um local onde o leitor não é mais passivo. Já a Web 3.0 é um novo estágio de desenvolvimento da internet, onde o
controle passa a ser descentralizado; o usuário, além de interativo, também é criador, desenvolvedor e operador, e terá mais controle sobre seus dados. Sendo assim, NFTs (Tokens não-fungíveis) e Blockchain são tecnologias necessárias para o desenvolvimento da Web 3.0.
 
Um outro ponto importante da Web 3.0 é o fortalecimento dos mundos virtuais. Segundo Herman Narula, da Improbable, a Web 3.0
“representa a única solução possível para poder gerenciar a economia do metaverso”.
 
3) Novo Humano
Com tantos avanços tecnológicos, fica a pergunta: quem será e como se alimentará esse novo humano do futuro?
Como dito pela antropóloga Valéria Brandini, durante o Galunion Insights 2022, “consumimos quem somos enquanto cultura”. Quando essa cultura muda, também muda a forma de nos alimentarmos. A sociedade hoje está em um processo de constante mudança, redefinições e fluidez de barreiras; o que leva a diferentes perfis e nichos de consumo. Nas pesquisas que a Galunion fez em 2022 com consumidores, vimos um perfil de consumo cada vez mais consciente e sustentável, ligado a valores e conexão umana, mais autêntico e colaborativo; mas que ao mesmo tempo é muito personalizado, flexível, exigente com qualidade, autônomo e conveniente, e aberto a novidades.
 
Outro ponto extremamente importante é a drástica diminuição do “Spam atencional*” das novas gerações.O excesso de estímulos traz desafios adicionais à relevância dos negócios e como eles conseguirão chamar a atenção nos mundos físico, misto e digital.
 
4) Robos e automação
O uso de robôs e automação representa um importante passo no desenvolvimento do foodservice. Na pesquisa Galunion com consumidores, em fevereiro de 2022, 35% indicaram que gostariam de consumir em restaurantes, quiosques/self-service automáticos servidos por robôs ou com demonstração de uso de tecnologia.
 
Em pesquisa da ANR, Galunion e IFB feita em agosto de 2022 com operadores de todo o Brasil, 27% indicaram já ter implantado tecnologia em suas operações e 55% planejam fazê-lo. Analisando na mesma pesquisa os respondentes com melhor performance, notamos que um percentual maior desses (35%) já investiram em tecnologia.
 
Na NRA Show de 2022, vimos também diversos exemplos de aplicações de robôs e automação tanto no preparo de alimentos, como no serviço ao cliente, como robôs entregando bandejas e fazendo drinks. Em palestra exclusiva à missão técnica da Galunion NRA Show 2022, Massimo De Marco (Piestro e Miso Robotics) indicou que automação e robótica “não são o futuro, já está acontecendo hoje”.

5) Hiperpersonalização

Segundo a pesquisa Galunion com consumidores de todo o Brasil em setembro de 2022, 85% indicaram desejar alterar seu pedido do seu jeito e 77% gostariam de receber sugestões de alterações com base em suas escolhas anteriores. Isso mostra que, em um cenário onde o consumidor é cada vez mais protagonista, a tecnologia pode desempenhar um papel importante ao auxiliar os

estabelecimentos a conhecerem melhor seus clientes e proativamente sugerirem produtos e serviços desenhados para suas necessidades. A Inteligência Artificial cria as possibilidades para essa hospitalidade digital, melhorando interações com chatbots, criando mensagens empáticas e, em um próximo passo futuro, identificando emoções.
 
A hiperpersonalização é chave pra a fidelização do cliente e, da mesma forma, bons programas de fidelidade ajudam a hiperpersonalizar produtos e serviços dos, devido à melhor qualidade de dados disponíveis. Na edição de fevereiro de 2022 da
pesquisa Galunion com consumidores, apesar de apenas 29% indicarem participar desses programas, 73% desses recompraram nos 6 meses anteriores. 
 
Baixe o estudo completo da Galunion aqui.
 
Crédito da imagem: taraghb/Pixabay 

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