Varejo muda o tom e vê queda de vendas em 2015; ano que vem terá retomada
Com inflação controlada em 2016, setor deverá recuperar tendência de crescimento de vendas
16 de setembro de 2015
Os dados são do Índice Nacional de Vendas ABRAS, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, e refletem uma visão "moderada" da própria Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Isso porque, de janeiro a julho, o varejo tem queda de -0,20% em relação a 2014. "Mesmo com as vendas de final de ano a queda de faturamento não deve se reverter", diz a entidade.
Apesar da situação, o presidente da Abras, Fernando Yamada, controla o pessimismo. "O Brasil já enfrentou momentos de verdadeiras crises no passado. Hoje é diferente. Temos uma economia pungente e um mercado interno maduro e bem abastecido", opina.
Para Yamada, o segredo é trabalhar para reverter o panorama desfavorável. "Estamos trabalhando para equilibrar os resultados este ano e superá-los no ano que vem. Durante os debates na nossa Convenção ABRAS, todos nós empresários do varejo estaremos atentos, principalmente, às oportunidades que nascem deste momento, para ganharmos em produtividade e eficiência e, com isso, conquistarmos ainda mais consumidores”, afirmou em comunicado.
Já o ano que vem será de retomada, na visão da Abras, apesar da perspectiva de mais um ano de recessão. No entanto, espera-se inflação sob controle e aumento de vendas do varejo em torno de 0,4%.
Confiança cai
Durante a Convenção Abras, a entidade inaugurou o Índice de Confiança do Supermercadista, desenvolvido em parceria com a GfK. Segundo o indicador, 48,8% dos empresários do setor estão receosos em relação ao cenário macroeconômico atual do País. "Os resultados de 2015 são muito consistentes ao longo do ano e confirmam uma desconfiança por parte dos supermercadistas que não está se revertendo", diz a nota.
No ano passado, durante a Convenção Abras e quando o indicador começou a ser apurado, o índice de confiança ficou em 65%, "demonstrando a confiança que havia no mercado consumidor brasileiro". A Abras anuncia que, a partir de agora, o Índice de Confiança do Supermercadista Brasileiro será divulgado a cada dois meses.
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