Supermercados aumentam vendas no ano, mas inflação corrói desempenho
Vendas dos supermercadistas, na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado, aumentaram 5,10%; com inflação, desempenho fica negativo
13 de outubro de 2015
O Índice Nacional de Vendas Abras de agosto, divulgado no fim de setembro, permite várias interpretações. Uma delas é a de que as vendas dos supermercadistas, na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado, aumentaram 5,10%. No acumulado do ano, a porcentagem é de 7,68%.
Isso em termos nominais, ou seja, sem desconto do IPCA sobre os preços do varejo. Com a inflação, o desempenho fica negativo. Sobre julho de 2015, as vendas caíram 0,29%. Ante agosto de 2014, a receita caiu 4,04%, enquanto no acumulado do ano, a variação foi de 0,69%.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cujo Departamento de Economia e Pesquisa que se encarrega da compilação dos dados, porém, houve queda de preços.
A cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo departamento, registrou baixa de -0,63%, passando de R$ 414,40, em julho, para R$ 411,77, em agosto. Entre as maiores altas estão itens como pernil (5,29%) e queijo prato (4,99%). Já as maiores quedas foram registradas por batata (-16,58%) e tomate (-15,45%).
“Nós estamos trabalhando junto com nossos fornecedores para ativar o consumo, especialmente em vista da proximidade das festas de final de ano, que podem trazer melhores resultados, e também para adaptar nossas vendas e toda a logística de distribuição aos novos hábitos do consumidor, que está priorizando as compras de abastecimento da casa”, afirma Fernando Yamada, presidente da entidade.
crise, inflação, supermercados, varejo