Noruega convoca Roberto Carlos para vender bacalhau
Empresários e representantes das redes de supermercados conheceram a nova campanha da Seafood From Norway
23 de novembro de 2018
O “Seminário 2018 do Bacalhau da Noruega” no Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo serviu como atualização do negócio com o garoto-propaganda do bacalhau norueguês, que dá seguimento à campanha de popularização de consumo.
O diretor do conselho no País, Øystein Valanes, enfatizou que o foco da campanha de Natal deste ano, com exposição em canais de TV a cabo, mídias e redes sociais, será na popularização do consumo. O ex-jogador e lateral esquerdo da seleção brasileira Roberto Carlos estrela um comercial em que prepara uma receita do produto, enfatizando a conexão entre o bacalhau autêntico e a Noruega.
Valanes revelou ainda algumas estratégias de marketing que serão adotadas pela empresa para alavancar as vendas e o reconhecimento do bacalhau da Noruega no Brasil. Uma de suas preocupações é que apesar de ter a qualidade conhecida nacionalmente, o produto ainda é bastante associado a outras origens. “Temos que diferenciar dos outros, espécies e origens. Usamos o logo em todos os mercados e com os anos será reconhecido em todos os lugares”, disse.
Mercado e consumo
Marcio Milan, superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi um dos participantes do seminário com o tema “Tendências de Mercado e Consumo Pós-Crise e Eleições”. Segundo o palestrante, pesquisas apontam elevação de quase 2% nas vendas dos supermercados entre setembro de 2017 e o mesmo mês de 2018. Atacadistas e os mini mercados seguem em ascensão.
Milan destacou que o cliente deixou de ser “fiel”, para se tornar “multicanal”, procurando preço e qualidade. “No pós-crise não se fala só de preços, embora isso permaneça como um dos [fatores] mais importantes, fala-se também de qualidade e saudabilidade”, comentou. Outro ponto forte é a praticidade: “O consumidor busca mais produtos que facilitam o dia a dia”, esclareceu o superintendente.
A diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Thamires Quinhões, apresentou o “Mercado de Pescado Importado no Brasil: Dados, Consumo e Normas”.
Para a diretora, os principais fatores que influenciam diretamente no consumo diário do pescado pelos brasileiros são: a segurança jurídica para dar continuidade ao abastecimento; combate a barreiras sanitárias; políticas de fomento; previsibilidade cambial; e confiança do consumidor nas marcas e produtos relacionados à imagem do setor.
Fechando as apresentações, Ligia Talludec, senior qualitative researcher da Kantar, trouxe "Insights Qualitativos da Kantar – TNS". Os resultados preliminares reforçam que, por cultura, os brasileiros consomem mais carne vermelha, mas existe potencial para o aumento do pescado.
Apontou ainda que o bacalhau tem forte aspecto emocional na cultura nacional, é considerado saudável e presente na família em dias especiais. “Estes padrões são barreiras que afetam o consumo diário do bacalhau” explicou.
A pesquisa evidenciou itens relevantes para o consumidor na hora da compra como: preço, embalagem, aparência, higiene (tanto do produto quanto do supermercado), tamanho e cheiro (característico, porém não forte). “Observa-se que a origem do bacalhau não é levada em consideração pelos brasileiros, o primeiro que vem à cabeça [mais associado] é de Portugal”, revelou Talludec.
Confira abaixo a galeria do evento:
[gallery columns="4" ids="10352,10364,10363,10362,10361,10360,10359,10358,10357,10356,10354,10353,10351,10350,10349,10348,10347,10346,10345"]
Abrapes, abras, bacalhau, Brasil, consumo, Kantar, Ligia Talludec, MAM, Marcio Milan, mercado, Noruega, Norwegian Seafood Council, Oystein Valanes, pescado, pesquisa, preço, produção, Thamires Quinhões, varejo