Governo oficializa suspensão das importações de tilápia do Vietnã
Mapa determina revisão do protocolo sanitário vigente quanto aos riscos associados à introdução do vírus TiLV no Brasil
15 de fevereiro de 2024
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MPA) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira (14) o Despacho Decisório nº 270, de 09 de fevereiro de 2024, que suspende as importações de tilápias do Vietnã.
No documento assinado pelo ministro do Mapa, Carlos Fávaro, fica determinado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) que adote os procedimentos necessários para revisar o protocolo sanitário vigente quanto aos riscos associados à introdução do vírus TiLV no território nacional e suspender, cautelarmente, a importação de tilápia do Vietnã até que seja concluída a revisão do protocolo sanitário.
O caso
A revelação de que o Mapa suspendeu as importações de tilápia do Vietnã ao Brasil veio na semana passada após um ofício do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e uma reunião extraordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados.
Desde outubro do ano passado, o movimento inicial de uma possível negociação para a importação de tilápia do Vietnã pelo Brasil levantou discussões e preocupações entre os produtores e representantes do setor. Em janeiro, as importações de 25 toneladas de filés de tilápia congeladas do Vietnã em dezembro do ano passado repercutiram no setor e trouxeram mais preocupações.
Desde então, os produtores e entidades representativas do setor têm pressionado movimentações e medidas do governo junto à polêmica. (Leia mais aqui).
Créditos da imagem: Canva
aquicultura, exportações, importações, Mapa, MPA, TILÁPIA DO VIETNÃ