Governo e setor privado assinam parceria para Brazilian Seafood
Projeto tem injeção de R$8 milhões e busca impulsionar o setor de pescado no Brasil e alavancar a exportação nacional
21 de fevereiro de 2024
O setor de exportação de pescado no Brasil recebeu um grande impulso. Nesta terça-feira(20), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Pescado (Abipesca) assinaram um convênio de mais de R$8 milhões para o desenvolvimento do projeto setorial Brazilian Seafood.
De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) André de Paula, a iniciativa tem como objetivo impulsionar o setor de pescado no Brasil e alavancar a exportação nacional. ”Abrir novos mercados e retomar aqueles que foram fechados e a parceria com a Apex nos habilita e nos dá condições de competitividade explorar novos mercados e colocar junto o governo com a iniciativa privada”, comentou Paula ao AgroMais.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou que a assinatura do convênio representa um momento histórico e lembrou que o comércio de pescado no mundo movimenta perto de R$ 500 bilhões e o Brasil participa com apenas 0,23%.
“O Brasil tem 11% da água doce do planeta, uma costa fantástica de oito mil quilômetros no Atlântico e não tem uma produção de pesca para atender a dieta dos brasileiros adequadamente e muito menos o comércio internacional. O convênio é uma oportunidade incrível para um crescimento exponencial”, destacou.
A internacionalização do comércio era um desejo do setor produtivo há mais de quinze anos, segundo o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo. Ele ressaltou que a parceria com a ApexBrasil também vai possibilitar igualdade de oportunidades para os produtores de pescado. “O Brazilian Seafood vai dar capacitação a todo pequeno e médio produtor que quer exportar pescado e não sabe como começar”, afirmou.
Expansão do setor
Como destaca a ApexBrasil, o convênio faz parte de um contexto de fortalecimento das iniciativas para internacionalização do setor produtivo. Em setembro de 2023, por exemplo, a ApexBrasil realizou o Exporta Mais Brasil Pescados, que promoveu rodadas de negócios entre empresas brasileiras com compradores internacionais. O resultado, após 36 reuniões de negócios, foi de mais de R$ 80 milhões em negócios gerados em até 12 meses.
Além disso, em janeiro de 2024, a Agência assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo é ampliar a internacionalização da cadeia produtiva do pescado brasileiro, por meio de ações voltadas à qualificação de empresas, inteligência de mercado, promoção comercial e imagem.
Brazilian Seafood
O projeto Brazilian Seafood terá duração de 2 anos e prevê ações de capacitação para os pequenos e médios empresários, além de ações de promoção comercial e de imagem do setor no mercado internacional. Estão previstas participações em feiras internacionais, como Seafood Boston e Barcelona e a China Fisheries and Seafood Expo.
Também estão previstos eventos estratégicos no Brasil com compradores internacionais, além de iniciativas de capacitação, branding e comunicação. De olho na inclusão de mulheres na exportação, durante a 3ª Edição da Seafood Show Latin America Brasil e projeto ainda promoverá um Fórum Feminino da Pesca.
Créditos da imagem: ApexBrasil
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