Entrega de documento, premiação e diversos painéis na abertura do IFC
Indústria

Entrega de documento, premiação e diversos painéis na abertura do IFC

IV International Fish Congress Fish & Expo Brasil (IFC) vai até a sexta-feira (2)

02 de setembro de 2022

A cerimônia de abertura do IV International Fish Congress Fish & Expo Brasil (IFC) aconteceu nesta quarta-feira (31), e reuniu lideranças setoriais, autoridades federais, estaduais e municipais, empresas, universidades e estudantes em Foz do Iguaçu, no Paraná. 
 
Durante o evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes e Altamir Gregolin, presidente do IFC, receberam de Eduardo Lobo, presidente da  Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca) um documento com demandas elaboradas pelo Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca (FNAP).
 
Conforme Lobo, o setor não quer um novo ministério da pesca, mas sim uma estrutura fortalecida dentro do Mapa. “Muito se falou durante o dia de hoje e vem se falando no potencial da aquicultura e pesca, mas a gente tem que voltar à história e entender onde estávamos há 10 anos e qual é a realidade do setor hoje”, disse.
 
“O marco dessa mudança aconteceu há 4 anos, quando deixamos de ser o setor páreo, um setor excluído e nos transformamos em agronegócio. Então, é um agradecimento muito grande quando a aquicultura e pesca ficam dentro do Mapa e se transformando em agronegócio”, completa Lobo.
 
O documento é resultado de discussões entre as entidades sobre a importância do setor para a economia e sua necessidade em estabelecer uma política de Estado consistente para um ambiente de negócios justo, próspero e competitivo. O objetivo é ter um documento uníssono de todo o setor para ser entregue aos presidenciáveis e ao Congresso Nacional, com os compromissos para uma aquicultura e pesca competitivos.
 
De acordo com os líderes de fórum, “com políticas públicas focadas para desenvolvimento sustentável e competitividade, é possível alcançar a segurança jurídica necessária para tornar o Brasil um dos maiores produtores de pescado do mundo.”
 
 
Em sua fala, o ministro Marcos Montes destacou a atuação do Mapa, da SAP e também da Câmara Setorial durante os últimos anos de governo, mas pontuou que ainda há muito para o setor avançar. “Ele ainda sobrevive pela determinação de seus produtores e dos seus empresários. Nós precisamos cada vez mais avançar e estamos avançando”. 
 
Abrir novos mercados para o pescado brasileiro também esteve na pauta do ministro. “A meta do governo é abrir mercados para que vocês possam estar lá fora entregando nosso produto com qualidade, sustentabilidade e gerando empregos” completa.
 
Prestigiaram ainda a abertura oficial o secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund, o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o secretário de Estado da Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; o presidente da Cooperativa Cocari, Marcos Antonio Trintinalha. Também compareceram à cerimônia do IFC Brasil, o diretor presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; representantes do Sebrae Nacional, Caixa Econômica Federal, entre outros.
 
Prêmio Necton do Pescado 
 
Na noite do primeiro dia ainda foi entregue a primeira edição do prêmio Necton do Pescado a pessoas e entidades com atuação relevante no segmento.
 
Painéis debatem gargalos do setor
 
Pela manhã, o IV Internacional Fish Congress & Fish Expo Brasil iniciou sua programação com o painel “Panorama atual e perspectivas para  aquicultura e pesca”, com Altemir Gregolin e Audun Lem, Vice-diretor da Divisão de Políticas e Recursos do Departamento de Pescas e Aquicultura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
 
Ao longo do dia, diversos painéis debateram gargalos do setor, como por exemplo, a apresentação “Exportações de pescado e perspectivas para o Brasil no mercado internacional”, a “Produção de Peixes Amazônicos: Desafios e ações para consolidar a produção e o mercado do tambaqui” e a “Produção de camarão – O Equador como um CASE de sucesso em produção e exportações. Quais ações do setor público e privado explicam os resultados conquistados?”.
 
Com feira de negócios, congressos, workshops e mostra de trabalhos científicos, o IFC 2022 vai até a sexta-feira (2).
 
Créditos: IFC

, Altemir Gregolin, aquicultura, evento de pescado, exportação, IFC, importação, Jairo Gund, Mapa, Marcos Montes, peixes, pesca, SAP

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3