Consumo nos lares brasileiros encerra semestre em alta
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Consumo nos lares brasileiros encerra semestre em alta

Setor supermercadista que – inicialmente previa crescimento de 2,80% no consumo nos lares – projeta uma alta entre 3,00% e 3,30%

16 de agosto de 2022

O consumo nos lares brasileiros encerrou o semestre em alta de 2,20% e esse desempenho foi graças a intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego, como informa a Associação Brasileira de Supermercados.
 
Na comparação de junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021 a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Segundo a associação, para fazer frente a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções. O varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas.
 
 Assim, no que se refere à variedade de marcas, na região Sul, por exemplo, o consumidor encontrou nas gôndolas ao menos 37 marcas de arroz, no Nordeste foram 27.
 
As embalagens de melhor custo-benefício estiveram no radar do consumidor. Ele passou a escolher aquelas que apresentavam maior economia ou melhor valor agregado.
 
Outro destaque no semestre foi o produto marca própria do supermercado. Com preços, em média de 20% a 30% mais baixos do que das marcas líderes da categoria, eles estão presentes em 34% dos lares. Vale lembrar que as marcas próprias são uma das forças do varejo de pescado no País.
 
“Com renda mais restrita, o consumidor não pode errar e, por isso, ele tem mais resistência a trocar de marca. Porém, o produto marca própria tem alta qualidade, preço competitivo e ajuda a compor a cesta de abastecimento”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
 
Para os próximos meses, o pagamento do pacote de benefícios aprovados pelo congresso nacional deve aumentar o consumo nos lares. A associação estima que cerca de 50 a 60% dos valores liberados pelo governo devem ser destinados à cesta de consumo.
 
Abrasmercado: cesta acumula alta de 10,41% de janeiro a junho
 
Em um semestre onde os preços das commodities foram impulsionados pelo impacto da invasão da Ucrânia, clima adverso e altos custos de produção e transporte, o Abrasmercado – indicador da cesta composta por 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – acumulou alta de 10,41%.  Assim, o preço da cesta na média nacional chegou a R$ 773,44 em junho.
 
As altas mais expressivas no semestre foram puxadas por batata (+55,81%), cebola (+48,13%), leite longa vida (+41,77%), feijão (+40,97%), queijo muçarela (+36,10%).
 
 Abras revisa a previsão do Consumo nos Lares
 
Com a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e dos recursos que começaram a ser injetados na economia nesta semana com o pagamento dos auxílios do pacote de benefícios aprovados pelo congresso nacional, a Abras revisou as projeções do Consumo nos Lares Brasileiros.
 
“Esse dinheiro vai movimentar o consumo nos lares, então, o crescimento em ritmo moderado do primeiro semestre deve ficar para trás. Daqui para frente, o consumo tende a ser mais intenso e estável porque cresceu o número de famílias, aumentou o valor do benefício e novos auxílios foram criados para outras categorias profissionais: caminhoneiros e taxistas”, analisa Milan.
 
Neste ano, o setor supermercadista que – inicialmente previa crescimento de 2,80% no consumo nos lares – projeta uma alta entre 3,00% e 3,30%.
 
“Olhando para frente, o comércio tem ao menos três importantes datas para impulsionar as promoções e incentivar consumo nos lares: a Black-Friday, a Copa do Mundo e as festas de fim de ano”, diz Milan.
 
Outras fontes de recursos são a restituição do imposto de renda (4º e 5º lotes), o resgate de R$ 25 bilhões do PIS/Pasep por 10 milhões de pessoas e o pagamento do 13º terceiro salário para trabalhadores formais, funcionários e servidores públicos.
 
Créditos: Canva

 
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