CONNECT debate oportunidades e tendências de pescado no varejo e food
Comercialização

CONNECT debate oportunidades e tendências de pescado no varejo e food

Seafood Show Latin America está confirmada para acontecer de forma presencial, de 17 a 19 de outubro, em SP

21 de outubro de 2021

O Seafood Show Latin America CONNECT chegou ao fim nesta quarta-feira (20). O terceiro dia do evento foi marcado por debates sobre as novas oportunidades e tendências para o setor de pescado, além de como os principais canais de distribuição, o varejo e o food service estão se movimentando. 
 
A palestra de abertura foi de Gregory Ribeiro, da Euromonitor International, que apresentou um panorama do varejo de pescado no Brasil a partir de dados de uma das mais importantes ferramentas de análise do consumidor no mundo.
 
Conforme ele, o consumo brasileiro per capita de pescado deverá saltar, em média, cerca de 3% até 2026. Os dados do Euromonitor mostram que o volume do mercado brasileiro de pescado está atualmente em 8º lugar no ranking global, o que coloca o país junto a grandes mercados consumidores. “É um mercado interessante que vai crescer nos próximos cinco anos”, falou.
 
As estimativas para o crescimento acelerado do pescado no País foram feitas a partir de uma pesquisa realizada globalmente e com recorte para o Brasil.  O estudo mostra que 65% dos participantes confirmaram a preferência pelo peixe como proteína em suas dietas. “A gente já tem uma visão de que o peixe é um produto preferido e buscado pelo consumidor brasileiro”, completou.
 
 
Outro ponto está relacionado aos benefícios para a saúde. “Um dado interessante da pesquisa foi que por volta de 41% dos respondentes afirmaram que consomem Ômega-3 como suplemento”. 
 
O fator de preferência está também ligado à saudabilidade: 18% dos entrevistados apontaram o peixe como a alternativa mais saudável quando comparado a redução do consumo de carne vermelha para a perda de peso.
 
Varejo de Pescado na América Latina
 
Na sequência, o primeiro painel do dia trouxe a diretora comercial das peixarias do Carrefour, Meg Fellipe, destacando o pescado rastreado em grandes volumes. Já a gerente de desenvolvimento de negócios no México da rede H.E.B, Paola Alejandra, contou as experiências mexicanas com os principais desafios da compra e venda no self-service. Marco Quintarelli, consultor em varejo e nutrição completou o painel com debate do pescado no pós-Covid-19 e as estratégias de comercialização com enfoque nutricional
 
Food Service de Pescado na América Latina 
 
No segundo painel do dia, o destaque ficou para as iniciativas do food service ao fomento do pescado, apresentadas por Julian Gasparini, gerente de compras da LivUp, Marcelo Fernandes, CEO da Gastronomia MF, e Edson Leite, chef fundador da Gastronomia Periférica, além dos chefs de cozinha Daniela Valverde e Igor Burlutskiy, direto do Equador. 
 
 
Workshop - Comércio
 
Na parte da tarde, o primeiro Workshop discutiu o comércio de pescado. O Selo Arte e as oportunidades aos microempreendedores foi tema da apresentação de Felipe Weber, diretor-executivo da Aruanã Consultoria e consultor do Sebrae e APEX-Brasil. 
 
A programação seguiu com as palestras de Sarah de Oliveira, da consultoria Lex Experts, que lembrou os desafios dos pequenos produtores à comercialização de pescado, e Fátima Merlin, da Connect Shopper, mostrando como gerenciar a categoria de pescado no supermercado.
 
 
Workshop - Campanhas de Promoção
 
O último painel do evento trouxe as campanhas em prol da promoção do pescado. Do México, Aline Molina, detalhou as ações da  Pesca con Futuro. Já do Brasil, a Semana do Pescado e a Coma Mais Peixe foram destacadas por Jessica Feller, do Sindipi, e Francisco Medeiros, da PeixeBR.
 
 
 
Seafood Show Latin America CONNECT
 
O Seafood Show Latin America CONNECT foi iniciativa da Francal Feiras e Seafood Brasil para estimular a integração do mercado do pescado entre os países da América Latina e outros países, por meio de negócios, conteúdo e atualização. Em 2022, a Seafood Show Latin America está confirmada para acontecer de forma presencial, de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
 
Créditos: Seafood Show Latin America/Reprodução
 
 

Seafood Show Latin America CONNECT

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3