Aquishow Brasil é lançada oficialmente e vem cheia de novidades
Aquicultura

Aquishow Brasil é lançada oficialmente e vem cheia de novidades

Evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de maio

07 de março de 2022

O lançamento oficial da 11ª Aquishow Brasil aconteceu na última sexta-feira (4) e reuniu representantes do setor, autoridades e a imprensa local no Parque Tecnológico “Vanda Karina Simei Bolçone'', em São José do Rio Preto (SP).
 
Pela primeira vez na cidade, a edição deste ano chega cheia de novidades e está marcada para acontecer entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
Entre os convidados do lançamento estava o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges; que assinaram convênios entre si e com a organização da Aquishow Brasil. Também estava presente o Secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, a Presidente Executiva da PeixeSP, Marilsa Fernandes, e o Presidente do Conselho Deliberativo da PeixeSP, Emerson Esteves.
 
“Sabemos que o avanço da aquicultura em nossa região não ocorreu da noite para o dia. As conquistas de hoje, como a ampliação da Aquishow Brasil e sua chegada à Rio Preto, são frutos do comprometimento de muitos representantes dos setores público e privado, através de gerações”, destaca Araújo.
 
Para Borges, a feira representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento econômico para os municípios do entorno e o próprio Estado. “Temos investido em parcerias para incentivar cada vez mais a produção e o consumo de pescados, em diferentes etapas da cadeia. Já evoluímos muito e devemos evoluir ainda mais, assumindo o posto de referência nacional”.   
 
Considerada uma das melhores feiras de negócios e conhecimento de aquicultura do País, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.
 
Uma das novidades será o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino, que vai consagrar um homem e uma mulher que têm contribuído nacionalmente para o desenvolvimento do setor. Outra atração inédita é o 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo), criado para valorizar trabalhos técnico-científicos da área de piscicultura.
 
“Investimos muito em atividades técnicas, em parceria com o Instituto de Pesca, para valorizar as inovações que têm sido desenvolvidas na área aquícola e disseminar boas ideias. Por isso, preparamos minicursos com profissionais renomados e novas premiações”, destaca Emerson Esteves.
 
Outra novidade deste ano é o Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo (1º ELAPC) – uma iniciativa da organização do evento em parceria com o Instituto de Pesca  (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a colaboração do (Laboratório de Bacteriologia em Peixes (LABPEP-UEL).
 
O objetivo é criar um momento de diálogo entre pesquisadores, estudantes e empreendedores da cadeia produtiva de pescados. Serão aceitos trabalhos técnico-científicos em todas as áreas da piscicultura: sanidade, manejo, nutrição, genética, qualidade da água, sustentabilidade, inovação, processamento de pescados, entre outras.
 
“A participação acadêmica é fundamental para enriquecer nosso trabalho. Por meio dos pesquisadores e pesquisadoras, conseguimos atingir novos patamares e evoluir não só na teoria, mas também na prática”, explica Emerson.
 
Também haverá 91 estandes comerciais do setor de pescado, uma represa de 5 mil metros quadrados, e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra. São esperados cerca de 5 mil visitantes, vindos de diversas regiões do Brasil e até mesmo de outros países.
 
“O evento é o grande ponto de encontro da aquicultura no Brasil. Teremos tudo que há de mais novo e moderno à disposição do público, o que favorece não só a geração de novos negócios, mas também a ampliação do conhecimento e da rede de contatos de todos os participantes”, resume Marilsa Fernandes, integrante da comissão organizadora.
 
A Aquishow Brasil é realizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento ainda conta com o apoio do Governo Federal, por meio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Créditos: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3