América Latina: uma oportunidade histórica nas mãos
Institucional

América Latina: uma oportunidade histórica nas mãos

Leia o artigo completo no 7º Anuário Seafood Brasil de Produtos, Serviços e Conteúdo.

27 de outubro de 2021

Por Alejandro Flores Nava, Oficial de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e o Caribe
 
Tradicionalmente, o peixe tem sido a base alimentar de vários grupos étnicos na região que, hoje, é chamada de América Latina. Muito antes da criação da colônia para a população assentada ao longo dos mais de 72.000 km de costa e vastas bacias hidrográficas, a captura de peixes e crustáceos, bem como a coleta de moluscos, já eram uma importante fonte de proteína animal.
 
Apesar de ser recente, a evolução regional da pesca, que veio a se tornar uma importante indústria alimentar, tem sido muito acelerada. Tudo começou na década de 70 do século passado, com ela se desenvolvendo até atingir a captura máxima de 25 milhões de toneladas em 1994. No entanto, a tendência subsequente tem sido decrescente. Com uma contração de mais de 50% em 2019, o volume regional era inferior a 12 milhões de toneladas devido a fatores antropogênicos e aos efeitos das mudanças climáticas.
 
A aquicultura, por sua vez, é o setor alimentar mais recente da América Latina. Ela foi iniciada no final do século XIX com a introdução
de espécies exóticas e a adaptação tecnológica da sua cultura às condições locais.
 
Esta atividade tem experimentado um dinamismo significativo, registrando uma taxa média de crescimento anual superior a 8% entre 1999 e 2009 - este número é superior a qualquer outro setor de produção de alimentos, impulsionado pela demanda por espécies de alto valor comercial como salmão, camarão, tilápia e mexilhão que juntos, contribuem com mais de 80% da produção aquícola regional. Atualmente, a região contribui com aproximadamente 15% da produção pesqueira e 4% da produção global de aquicultura.
 
 
Créditos: Divulgação

 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3