Ainda existe espaço para mais fusões no setor de varejo, diz pesquisa
18 de setembro de 2014
Crédito da imagem: storebukkebruse
O Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) divulgou uma pesquisa analisando as 120 maiores varejistas do país e as possibilidades de negócios para o fim de 2014 e começo de 2015. Segundo o estudo, as fusões ainda estão em pauta.
De acordo com o ranking, divulgado nesta semana, o que sustenta novas transações é a diferença de porte e de faturamento entre as empresas que atuam no setor, por exemplo, o faturamento do Grupo Pão de Açúcar, primeiro colocado da lista, foi de R$ 64,4 bilhões, montante quase nove vezes maior que o da Makro, que ficou na 9ª posição, faturando R$ 7,4 bilhões. “Isso mostra que há espaço para a formação de outros grandes grupos”, afirma o Ibevar, em comunicado.
Juntas, as 120 empresas faturaram R$ 379,3 bilhões no último ano, metade desse valor está concentrada nas dez primeiras colocadas, um indício da pulverização e das oportunidades de fusão do setor é dado pela redução no ritmo de concentração de faturamento. Outro indicio é que cresceu o número de varejistas que rompeu a barreira de R$ 1 bilhão de faturamento, em 2013, foram 82 grupos que bateram essa marca.
O estudo destaca, ainda, que apenas sete grupos, entre os 120, operam uma rede de mais de 1 mil lojas. No quesito geográfico, somente nove grupos contam com unidades em todos os estados, mostrando a pulverização do varejo pelo Brasil.
Porém, o estudo também avaliou que o consumo no país não deve crescer muito. Segundo o presidente do conselho da entidade, Claudio Felisoni de Angelo, em pronunciamento, considerou que “renda real e crédito apontam sinais negativos para os próximos períodos e fazem com que não haja espaço para as vendas crescerem”.
Para 2015, diz Felisoni, o cenário mais otimista indica expansão real de 2,2% nas vendas, mas uma possível deterioração no cenário de renda e de crédito pode reduzir essa taxa, acredita o presidente. Uma alta na inflação também pode influenciar o cenário e diminuir a taxa, concluiu.
Confira as dez maiores varejistas do Brasil, com base no faturamento de 2013:
1º - Pão de Açúcar: R$ 64,4 bilhões
2º - Carrefour: R$ 34,01 bilhões
3º - Walmart: R$ 28,5 bilhões
4º - Lojas Americanas: R$ 15,4 bilhões
5º - Cencosud: R$ 9,8 bilhões
6º - Magazine Luiza: R$ 9,7 bilhões
7º - Máquina de Vendas: R$ 9,1 bilhões
8º - O Boticário: R$ 8 bilhões
9º - Makro: R$ 7,4 bilhões
10º - Raia Drograsil: R$ 6,5 bilhões
GPA, Ibevar, Pão de Açúcar, varejo