11ª Aquishow Brasil começa nesta terça-feira (24)
Aquicultura

11ª Aquishow Brasil começa nesta terça-feira (24)

Autoridades municipais, estaduais e federais marcarão presença na abertura oficial do evento

23 de maio de 2022

É dada a largada para a 11ª Aquishow Brasil. O evento começa amanhã, dia 24/05, às 7h, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca  (IP-APTA), em São José do Rio Preto (SP).
 
A Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) é a organizadora da melhor feira de negócios e conhecimentos da aquicultura nacional. Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto  (ACIRP) e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
 Neste primeiro dia, o credenciamento começa às 7h e, em seguida, haverá a cerimônia de abertura oficial, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, tais como o secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro; a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia  do Estado de São Paulo, Marina Bragante; o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; e o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto.
 
Logo depois, está prevista a entrega de troféus aos vencedores do 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino, que homenageará um homem e uma mulher que contribuem ativamente para o setor de pescado.
 
A palestra magna, “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”, com o conferencista internacional e professor doutor José Luiz Tejon, está marcada para as 11h30, encerrando as atividades da manhã.
 
Já no período da tarde, terá o workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com representantes da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR) e do Mapa; e o painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”, com 12 vozes femininas.
 
A programação será encerrada com o jogo AquaQuiz e a entrega de certificados de menção honrosa aos participantes do 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo).
 
 A Aquishow Brasil
 
Ao todo, serão quatro dias de evento. Até quinta-feira, dia 26/05, o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico, premiações, competições, workshop e painel.
 
Além disso, no mesmo período, todos os visitantes poderão conferir 111 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.
 
Segundo Marilsa Fernandes, uma das organizadoras do evento, o formato inédito de unidade demonstrativa merece destaque, pois possibilitará aos visitantes conhecer e comparar máquinas e equipamentos usados no processo produtivo.
 
“Isso não existe em outro lugar. Foi um grande desafio para nós criar esse formato, pois partimos do zero. A ideia é tornar a Aquishow Brasil uma das cinco maiores feiras de aquicultura do mundo nos próximos anos”, afirma ela.
 
Na quinta-feira, dia 26/05, haverá uma premiação e uma confraternização no recinto de exposições, no período da noite.
 
Já na sexta-feira, dia 27/05, não haverá programação tampouco exposição de estandes – apenas uma visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto às 7h e previsão de retorno às 15h30.
 
Quem ainda não adquiriu seu ingresso, deve obtê-lo na bilheteria da Aquishow Brasil.
 
Programação desta terça-feira (24/05)
 
Às 7h
 
Credenciamento
 
Às 9h
 
Abertura oficial do evento
 
Às 11h10
 
Cerimônia de entrega do 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino
 
Às 11h30
 
Palestra “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”, com o conferencista internacional, professor e escritor José Luiz Tejon
 
Das 14h às 15h30
 
Workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com a PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
 
Das 15h35 às 17h05
 
Painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”
 
Das 17h10 às 18h
 
AquaQuiz
 
Às 18h05
 
Entrega de certificados de menção honrosa aos participantes do 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo)
 
SERVIÇO
 
O que: 11ª Aquishow Brasil
Quando: De 24 a 27 de maio de 2022
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)
Informações: www.aquishowbrasil.com.br
 
Créditos: Divulgação
 

Apta, aquicultura, Aquishow Brasil, Eventos, feiras, IP, Marilsa Fernandes, Peixe SP, piscicultura, Sebrae

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3