UE combate pesca ilegal! Comissão proíbe importação de pescados do Sri Lanka

UE combate pesca ilegal! Comissão proíbe importação de pescados do Sri Lanka

15 de outubro de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: shankar s


A Comissão Europeia (CE) propôs a proibição da importação para a UE de produtos da pesca  do Sri Lanka, a partir de janeiro. Em comunicado, a Comissão justifica a decisão pelo fato do país não ter "feito o suficiente contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada".


Segundo a comissária europeia para as pescas, Maria Damanaki, o Sri Lanka é o segundo fornecedor de atum rabilho e de espadarte à União Europeia (UE), tendo exportando 74 milhões de euros em 2013.

Apesar de várias tentativas por parte da UE, que dialoga com as autoridades do Sri Lanka desde 2012, a situação não só não melhorou como piorou substancialmente em relação a pesca ilegal, os números aumentaram, comentou Damanaki durante o pronunciamento.


Outra medida proposta na reunião foi à reabertura de fronteiras para as importações vindas de Belize.  "Os aperfeiçoamentos do sistema de controle da pesca de Belize desde que recebeu um 'cartão vermelho' mostram que a política da UE contra a pesca ilegal funciona. A cooperação formal com a UE ajudou o país a avançar no sentido de uma pesca sustentável. O mesmo se pode dizer das Fiji, do Panamá, do Togo e de Vanuatu, países cuja atitude positiva deve servir de modelo para outros em situação semelhante", acrescentou a comissária.  

 

Belize, CE, EU, importação, pesca, pesca ilegal, pescado, proibição, Sri Lanka, sustentabilidade

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3