ITAL lança hub ‘Indústria de Alimentos 2030’
Indústria

ITAL lança hub ‘Indústria de Alimentos 2030’

Portal agrupa vários dados sobre as melhores práticas das empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens

30 de junho de 2022

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) anunciou o lançamento do hub ‘Indústria de Alimentos 2030’ . O portal foi desenvolvido pelo ITAL e tem foco na saudabilidade e sustentabilidade do setor de alimentos. 
 
O hub de conteúdo reúne na sua página informações que estão disponíveis em relatórios institucionais e outras fontes que congregam assuntos de maneira fácil e acessível em 15 temas de interesse do consumidor de alimentos. 
 
O portal agrupa vários dados sobre as melhores práticas das empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens, que podem ser comparados pela população.  
 
Vinculado à Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do ITAL, o novo hub vai proporcionar acesso a ações para promover a saudabilidade, ou seja, consumo daqueles alimentos que proporcionam qualidade nutricional e bem-estar. 
 
Além disso, o portal apresenta atividades ligadas à sustentabilidade do sistema alimentar de 33 empresas, de pequeno, médio e grande porte. 
 
O conteúdo do hub é parte do projeto ‘Alimentos Industrializados 2030’ do ITAL e é dividido nos blocos: valor nutricional e segurança de produtos, sustentabilidade da produção e responsabilidade social das empresas. O conhecimento armazenado se baseia em informações de sites institucionais, relatórios de sustentabilidade e também de dados rastreáveis fornecidos pela empresa.  
 
O secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, ressaltou, na cerimônia de lançamento o orgulho de ter uma instituição como ITAL dentro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Muita gente não o conhece e não sabe que ele é tudo isso”, argumentou. 
 
O secretário disse ainda que as ações estão interligadas e que este Governo fez o maior investimento da história em pesquisa, com aporte de R$ 102 milhões. “Investir em pesquisa é investir no futuro e o resultado é esse”, explicou. Ele também enfatizou a importância das parcerias com a iniciativa privada.   
 
A diretora geral do ITAL, Eloísa Garcia, fundamentou que o hub de conteúdo é um modelo de comunicação e grande instrumento de motivação. “Todas as empresas que o visitarem podem pensar que também têm a possibilidade de estar nesse movimento de melhoria contínua. São os grandes valores dessa nossa ferramenta”, destacou. 
 
Na sua apresentação, Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do ITAL, relatou desde 2008 como se chegou ao lançamento do hub, com o propósito de mostrar as tendências dos alimentos. Ele fez questão de agradecer o time da plataforma. “Todo o desenvolvimento do site foi feito pela equipe do ITAL e isso é muito importante. O fato nos orgulha muito”, lembrou ele. 
 
Madi relatou as várias fases do projeto e dos documentos elaborados pelo Instituto, inclusive o trabalho com entidades setoriais, além do esforço para repassar informações para empresas de diversos portes. Com o passar do tempo o projeto foi ficando mais abrangente e inovador. “O objetivo é distribuir informações gratuitamente e não vender documentos”, enfatizou.  
 
O coordenador da PITec, Raul Amaral, explicou a importância de a linguagem do hub ser objetiva e acessível a todos e não apenas a especialistas. “Há relatórios que são apenas para os pares e não para o público geral, um consumidor ou mesmo um jornalista, que precisa de uma coisa mais resumida e de forma acessível”, expôs. 
 
Representando o setor empresarial, João Dornellas, presidente- executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) informou aos presentes que existem 37 mil indústrias produzindo alimentos no Brasil e elas processam entre 58% e 60% do que a agricultura cultiva. “Há 1,7 milhão de pessoas no Brasil empregadas no setor da indústria de alimentos e essas empresas trabalham com segurança e qualidade. O Brasil exporta atualmente para 190 países e isso se faz com parcerias e, portanto, o nosso ITAL é fundamental”, concluiu ele. 
 
Créditos: Pixabay
 
 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3