EUA: exportadores de camarão terão de garantir rastreabilidade do camarão

EUA: exportadores de camarão terão de garantir rastreabilidade do camarão

Fornecedores terão de apresentar todos os dados relativos à captura, desembarque ou despesca dos produtos pesqueiros

14 de junho de 2018

Os exportadores brasileiros de camarão, seja de aquicultura ou pesca extrativa, têm até 31 de dezembro para se ajustarem a uma nova exigência do governo norte-americano. O novo Programa de Monitoramento de Importações de Pescado (Simp) exige uma série de informações para garantir a rastreabilidade dos produtos de pescado que ingressam nos Estados Unidos.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), quatro seminários serão organizados nos próximos dias 18, 19, 20 e 27 de junho para explicar aos interessados as novas medidas, que também se aplicam a outras 12 espécies, incluindo o atuns e afins, garoupa, pargo e meca. (Leia aqui a lista completa). O camarão e o abalone foram adicionados à lista inicial em abril.

Basicamente, os exportadores terão de fornecer todos os dados relativos à captura, desembarque ou despesca dos produtos pesqueiros, de forma a manter a cadeia de custódia para os produtos vendidos aos norte-americanos.

Segundo a NOAA, a medida foi adotada para nivelar as regras para todos os fornecedores aos EUA, de forma a evitar fraudes no pescado e pesca ilegal, não reportada ou não regulada (IUU fishing).

"[Isso] ameaça a saúde dos estoques pesqueiros, distorcem mercados legais, impactam negativamente o consumidor e provocam competição injusta com produtos de pescadores de pequena escala, produtores aquícolas e de pescado.

Caso queira participar dos seminários, que serão dados por teleconferência, clique nos links abaixo e faça sua inscrição (em inglês):

June 18, 2018, 3:00pm ET 
June 19, 2018, 10:00am ET
June 20, 2018, 2:00pm ET
June 27, 2018, 2:00pm ET

Teleconference Line: 866-844-9416

(Participant Passcode: 1579526)

abalone, atuns e afins, camarão, exportação de pescado, garoupa, IUU Fishing, NOAA, pargo, SIMP

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3