Estudo mostra que saúde é o principal fator na hora de comprar pescado
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Estudo mostra que saúde é o principal fator na hora de comprar pescado

ASC ouviu mais de 12 mil consumidores em 12 países diferentes

18 de agosto de 2022

A saúde é o principal fator na hora de comprar pescado. No entanto, os consumidores também optam por pescado por seu sabor e como parte fundamental de uma dieta bem equilibrada, além de enorme potencial para ser uma fonte sustentável de proteína animal. 
 
Estes são alguns dos dados revelados pelo Aquaculture Stewardship Council (ASC) em seu estudo de consumo mais abrangente até o momento, entrevistando mais de 12 mil consumidores em 12 países diferentes sobre sua percepção e consumo de  pescado. 
 
Segundo a pesquisa, mais de 80% dos consumidores concordam que incluir pescado nas suas compras diárias é importante por razões de saúde. Essa tendência é mais alta na Espanha, com consenso quase total (96%), e mais baixa na Holanda – ainda com um forte consenso de 80%.
 
A pesquisa mostra que a maioria dos consumidores – entre 75% e 89% dependendo do mercado – acredita que a indústria de pescado tem potencial para ser sustentável e responsável, mostrando o potencial destes alimentos como fonte de proteína animal ecologicamente correta. 
 
No entanto, esse potencial ainda não está totalmente realizado: mais da metade não o percebe como sustentável no momento. Os consumidores dos países com maior sensibilidade à sustentabilidade – Holanda, Bélgica, Alemanha e França – tendem a pensar que a indústria de pescado é menos sustentável e menos responsável do que os consumidores de outros países.
 
 
Certificação para melhorias de sustentabilidade 
 
Embora a pesquisa aponte que os consumidores não estejam satisfeitos com o nível atual de sustentabilidade da indústria de pescado, eles concordam amplamente que podem desempenhar um papel na sua melhoria. Três em cada cinco entrevistados afirmam que a compra responsável de pescado tem um efeito positivo nos oceanos. 
 
Para o ASC, a importância dos esquemas de certificação para impulsionar a sustentabilidade da indústria de pescado fica clara na pesquisa. 
 
  
 
As fontes de informação mais confiáveis ​​dos consumidores sobre sustentabilidade e responsabilidade são esquemas de certificação independentes que colocam seus rótulos em embalagens de pescado – mais do que organizações ambientais, marcas de pescado, marcas de varejo ou outras fontes.
 
Já o ASC aparece como a certificação mais reconhecida, com maior conscientização na Holanda, onde dois terços dos entrevistados reconhecem o rótulo ASC, seguido pela Bélgica (60%), Alemanha (58%), França (48%) e Estados Unidos (46%). 
 
A pesquisa também mostra que a confiança no rótulo ASC é geralmente alta – com valores de confiança variando de 68% na França a 80% e acima na Itália, Reino Unido, EUA e Austrália. Além disso, a maioria associa o logotipo da ASC à sustentabilidade e responsabilidade.
 
Outras revelações
 
A pesquisa também revela que, embora a sustentabilidade seja uma consideração importante nas compras de pescado, os consumidores podem não estar comprando com responsabilidade e com a maior frequência possível. 
 
Frescor e custo são as duas maiores considerações para os consumidores quando perguntados, sem aviso prévio, quais são seus requisitos ao comprar pescado. A sustentabilidade é apenas o terceiro requisito mais comum.
 
Quando perguntados se preferem pescado selvagens ou cultivados, os consumidores têm preferência por pescado selvagens, especialmente na Espanha e na França. No entanto, um número quase equivalente de consumidores não tem preferência entre o pescado selvagem ou cultivado – visto especialmente no Japão, assim como na Alemanha, Holanda e Austrália. A pesquisa também revela que mais informações são necessárias para aliviar as preocupações e equívocos dos consumidores sobre o pescado cultivado. 
 
A pesquisa foi realizada entre 23 de dezembro de 2021 e 24 de janeiro de 2022 por meio de painéis de consumidores online. Aproximadamente 1.000 consumidores foram entrevistados em cada país – Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Espanha, Itália, China e Japão. É a pesquisa de consumo mais substancial que a ASC realizou desde sua fundação em 2010.
 
Créditos: Canva

 
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