IPesca sofre novo golpe da administração Dória, dizem servidores
Institucional

IPesca sofre novo golpe da administração Dória, dizem servidores

Trabalhadores reclamam que novo projeto de mudança de sede causará interrupção de pesquisas

09 de setembro de 2020

Os planos do governo de São Paulo para o Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta),  continuam a preocupar o corpo de servidores. Uma nova carta assinada por todos eles, a que a Seafood Brasil teve acesso, pede que a sede, atualmente no Parque da Água Branca, não seja transferida. “O governo do Estado de São Paulo está tirando uma instituição de pesquisa de sua sede gerando retrocesso, interrompendo pesquisas para a sociedade e coloca em dúvida o futuro do mais antigo aquário da cidade”, diz o texto.
 
A mudança passa pela expectativa do governo de SP de incluir o local em um plano de concessões à iniciativa privada, previsto na reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa.
 
Não é a primeira vez que os servidores se opõem aos planos da gestão João Dória. Em março de 2019, o governo de São Paulo anunciou a fusão do Instituto de Pesca (IP) com o Instituto de Zootecnia (IZ). A decisão pegou muita gente de surpresa e gerou uma grande discussão nas instituições. No final de julho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informou a desistência das mudanças (leia mais aqui).
 
O IPesca tem sua sede no Parque da Água Branca desde sua criação, há 51 anos. Atualmente ocupa quatro imóveis sob a administração da SAA. “É o único parque urbano da cidade de São Paulo que abriga um Instituto de Pesquisa Científica”, diz o comunicado dos servidores.
 
A estrutura passou por reformas recentes que exigiram um investimento de quase R$ 3 milhões para melhor funcionamento dos laboratórios para pesquisas e prestações de serviço ao setor privado, produtos para tratamento de doenças, monitoramento da qualidade da água de reservatórios, metodologias alternativas de ensaios ecotoxicológicos, estudos ecológicos da fauna piscícola da mata atlântica, monitoramento estatístico da pesca, estudos sociais, econômicos e de mercado da atividade pesqueira e aquícola, entre outras atividades.
 
 
com projeto de mudança de sede, que causará interrupção de pesquisas, dizem servidores

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3